Experimentando a doce?ncia com bebe?s no esta?gio supervisionado: organizando espac?os, brincadeiras e interac?o?es
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2014n30p90Resumo
O presente texto, tem como objetivo apresentar reflexo?es acerca da experie?ncia no Esta?gio Supervisionado em Educac?a?o Infantil no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina. O esta?gio foi desenvolvido em uma creche da Rede Municipal de Floriano?polis, situada no Morro da Penitencia?ria, no grupo um (G1), sendo constitui?do por 15 bebe?s, nove meninas e seis meninos na faixa eta?ria de oito meses a um ano e tre?s meses. As proposic?o?es na doce?ncia compartilhada tiveram como eixo central a organizac?a?o dos espac?os e tempos como elementos que pudessem contribuir na constituic?a?o do eu e reconhecimento do outro atrave?s das interac?o?es e brincadeiras. Inicialmente apresenta-se a concepc?a?o de crianc?a e infa?ncia que permeou a pra?tica docente no esta?gio da Educac?a?o Infantil, posteriormente abordar-se a importa?ncia de se ter um olhar atento e sensi?vel para perceber o que os bebe?s indicam para realizar as proposic?o?es. Por fim, sa?o apresentadas reflexo?es acerca das proposic?o?es realizadas a respeito da organizac?a?o dos espac?os e tempos como elementos que contribuem para ampliac?a?o das interac?o?es e dos reperto?rios de brincadeiras dos bebe?s.
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