Experimentando a docência com bebês no estágio supervisionado: organizando espaços, brincadeiras e interações

Autores

  • Eloisa Acires Candal Rocha Universidade Federal de Santa Catarina
  • Lívia Rezende Girardi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Márcia Buss Simão

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2014n30p90

Resumo

O presente texto, tem como objetivo apresentar reflexões acerca da experiência no Estágio Supervisionado em Educação Infantil no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina. O estágio foi desenvolvido em uma creche da Rede Municipal de Florianópolis, situada no Morro da Penitenciária, no grupo um (G1), sendo constituído por 15 bebês, nove meninas e seis meninos na faixa etária de oito meses a um ano e três meses. As proposições na docência compartilhada tiveram como eixo central a organização dos espaços e tempos como elementos que pudessem contribuir na constituição do eu e reconhecimento do outro através das interações e brincadeiras. Inicialmente apresenta-se a concepção de criança e infância que permeou a prática docente no estágio da Educação Infantil, posteriormente abordar-se a importância de se ter um olhar atento e sensível para perceber o que os bebês indicam para realizar as proposições. Por fim, são apresentadas reflexões acerca das proposições realizadas a respeito da organização dos espaços e tempos como elementos que contribuem para ampliação das interações e dos repertórios de brincadeiras dos bebês.

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Publicado

2014-08-26

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