Metodologias de pesquisa com crianças: desafios e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2015n31p107Resumo
Este artigo é o resultado da investigação teórica acerca de recursos e instrumentos de pesquisa com crianças pequenas. Em um primeiro momento, partindo de uma abordagem histórica, trata de contextualizar os termos criança e infância, trazendo a trajetória da educação institucionalizada de crianças pequenas na esfera nacional para se compreender minimamente a sua gênese. Em seguida, apresenta uma reflexão sobre os diferentes recursos e instrumentos que podem ser utilizados no diálogo entre crianças e pesquisador, visando o alcance dos objetivos da pesquisa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
As pessoas autoras cedem à revista Zero-a-Seis os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
As pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.