A planificação em Creche: evidências da prática (Portugal)

Autores

  • Verónica Fonseca Associação Bem Estar de Parceiros; Instituto Politécnico de Leiria/Escola Superior de Educação e Ciências Sociais/Núcleo de Investigação e Desenvolvimento em Educação-Grupo Projeto Creche (Portugal)
  • Edite Rodrigues Centro Infantil Moinho de Vento, Instituto Politécnico de Leiria/Escola Superior de Educação e Ciências Sociais/Núcleo de Investigação e Desenvolvimento em Educação-Grupo Projeto Creche (Portugal)
  • Isabel Dias Instituto Politécnico de Leiria - Portugal

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2015n31p154

Palavras-chave:

Creche, Educação Infantil, Planificação

Resumo

Este trabalho foi realizado no âmbito do Grupo Projeto Creche (Instituto Politécnico de Leiria/Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Portugal) e visa dar a conhecer a estrutura e os objetivos formulados em seis planificações efetuadas por três Educadoras Infantis a trabalhar em contexto de Creche, no ano letivo 2012/2013, em Portugal. Socorrendo-se da análise documental, este estudo descritivo revelou que as planificações analisadas se apresentam organizadas em grelha e com objetivos formulados de acordo com os referenciais para a Educação Pré-Escolar (Ministério da Educação, 1997) ou com os domínios de desenvolvimento da criança pequena (Post & Hohmann, 2007). Estas evidências assumem-se como importantes referenciais para o estudo da planificação em contexto de Creche.

Biografia do Autor

Verónica Fonseca, Associação Bem Estar de Parceiros; Instituto Politécnico de Leiria/Escola Superior de Educação e Ciências Sociais/Núcleo de Investigação e Desenvolvimento em Educação-Grupo Projeto Creche (Portugal)

Licenciada em Educação de Infância. Educadora de Infância na Associação Bem Estar de Parceiros (Leiria-Portugal). Membro do Núcleo de Investigação e Desenvolvimento em Educação/Grupo Projeto Creche (GPC) do Instituto Politécnico de Leiria/Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (Portugal).

Edite Rodrigues, Centro Infantil Moinho de Vento, Instituto Politécnico de Leiria/Escola Superior de Educação e Ciências Sociais/Núcleo de Investigação e Desenvolvimento em Educação-Grupo Projeto Creche (Portugal)

Licenciada em Educação de Infância. Educadora de Infância no Centro Infantil Moinho de Vento (Batalha/Portugal). Membro do Núcleo de Investigação e Desenvolvimento em Educação/Grupo Projeto Creche (GPC) do Instituto Politécnico de Leiria/Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (Portugal).

Isabel Dias, Instituto Politécnico de Leiria - Portugal

Doutora em Psicologia. Docente no Instituto Politécnico de Leiria/Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. Membro do Núcleo de Investigação e Desenvolvimento em Educação/Grupo Projeto Creche (GPC) (Portugal).

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Publicado

2015-10-07