Nascidos para comprar: notas sobre o consumismo infantil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2015n31p210Resumo
O objetivo desse trabalho é analisar os fatores que levam o público infantil a buscar, precocemente, serviços estéticos oferecidos em salões de beleza. Uma pesquisa de campo foi conduzida junto a seis díades de mães com suas respectivas filhas. Como estratégia de pesquisa, uma narrativa ficcional foi conduzida com as crianças; enquanto entrevistas foram usadas com as mães. Como resultado, observou-se que vários estímulos levam as crianças a consumirem serviços estéticos. Entre estes, a referência materna, as influências de familiares, amigos da escola e da mídia, através da televisão e internet. De forma secundária, foi registrado que os serviços mais desejados e consumidos pelo público infantil foram os de manicure e cabelereiro. Em termos de papeis, as mães adquirem o serviço, e dividem com suas filhas o papel de decisão, ao determinarem, juntas, como o consumo acontecerá.
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