Nascidos para comprar: notas sobre o consumismo infantil

Autores

  • Ana Augusta Ferreira de Freitas Universidade Estadual do Ceará
  • Lygia Pessoa Mineiro Apolônio Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2015n31p210

Resumo

O objetivo desse trabalho é analisar os fatores que levam o público infantil a buscar, precocemente, serviços estéticos oferecidos em salões de beleza. Uma pesquisa de campo foi conduzida junto a seis díades de mães com suas respectivas filhas. Como estratégia de pesquisa, uma narrativa ficcional foi conduzida com as crianças; enquanto entrevistas foram usadas com as mães. Como resultado, observou-se que vários estímulos levam as crianças a consumirem serviços estéticos. Entre estes, a referência materna, as influências de familiares, amigos da escola e da mídia, através da televisão e internet. De forma secundária, foi registrado que os serviços mais desejados e consumidos pelo público infantil foram os de manicure e cabelereiro. Em termos de papeis, as mães adquirem o serviço, e dividem com suas filhas o papel de decisão, ao determinarem, juntas, como o consumo acontecerá.

Biografia do Autor

Ana Augusta Ferreira de Freitas, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Professora Titular da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Membro do Corpo Permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração. E-mail: ana.freitas@uece.br

Lygia Pessoa Mineiro Apolônio, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Administração pela Universidade Estadual do Ceará. E-mail: ly_gia_6@hotmail.com

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Publicado

2015-10-12

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