Participação infantil: a busca por uma relação democrática entre crianças e adultos

Autores

  • Rubia Vicente Demetrio Universidade Federal de Santa Catarina Prefeitura Municipal de Florianópolis
  • Saskya Caroline Bodenmuller UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
  • Kátia Adair Agostinho UFSC- Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2015n31p224

Palavras-chave:

Pré-escola, Participação Infantil

Resumo

O presente texto busca refletir sobre a participação das crianças nos contextos coletivos de educação da infância, tendo como a base a relação estabelecida entre crianças e adultos no cotidiano da instituição. Estas reflexões tiveram origem em uma experiência de estágio supervisionado na educação infantil do curso de Pedagogia, momento este caracterizado pelo encontro com as crianças pequenas e práticas educativas que marcam a vida das crianças e adultos que ali atuam. Diante disto, elegemos neste artigo algumas temáticas que marcaram este período e que consideramos importante para aprofundamento e reflexão na área da educação infantil. Esta experiência teve início na 7ª fase do curso de Pedagogia da UFSC com a habilitação em Educação Infantil, e teve como objetivo aproximar teoria e prática por meio da inserção em instituições de educação infantil públicas. Imersas no cotidiano da educação infantil, nos utilizamos das ferramentas pedagógicas de observação e registro, que orientaram, juntamente com a produção teórica sobre a educação infantil, as proposições na 8ª fase. Tendo como base um projeto que considera as crianças como referência da dinâmica das relações pedagógicas, tornando-as ponto de partida para a orientação das práticas educativa, elegemos três eixos norteadores para refletir sobre nossa inserção em campo, são elas: estágio, prática pedagógica e participação infantil.

Biografia do Autor

Rubia Vicente Demetrio, Universidade Federal de Santa Catarina Prefeitura Municipal de Florianópolis

Especialista em docência da educação infantil (2014).

 

Saskya Caroline Bodenmuller, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Pedagoga com habilitação em educação infantil e anos iniciais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011).Pedagoga formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Kátia Adair Agostinho, UFSC- Universidade Federal de Santa Catarina

Pesquisadora da linha Educação e Infância e integrante do grupo de NUPEIN (Núcleo de Estudos da Pequena Infância) no qual se dedica a pesquisas sobre o processo educativo dos bebês, com ênfase na dimensão corporal presente na relação entre bebês e docentes.

Referências

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Publicado

2015-10-12