Participação infantil: a busca por uma relação democrática entre crianças e adultos
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2015n31p224Resumo
O presente texto busca refletir sobre a participação das crianças nos contextos coletivos de educação da infância, tendo como a base a relação estabelecida entre crianças e adultos no cotidiano da instituição. Estas reflexões tiveram origem em uma experiência de estágio supervisionado na educação infantil do curso de Pedagogia, momento este caracterizado pelo encontro com as crianças pequenas e práticas educativas que marcam a vida das crianças e adultos que ali atuam. Diante disto, elegemos neste artigo algumas temáticas que marcaram este período e que consideramos importante para aprofundamento e reflexão na área da educação infantil. Esta experiência teve início na 7ª fase do curso de Pedagogia da UFSC com a habilitação em Educação Infantil, e teve como objetivo aproximar teoria e prática por meio da inserção em instituições de educação infantil públicas. Imersas no cotidiano da educação infantil, nos utilizamos das ferramentas pedagógicas de observação e registro, que orientaram, juntamente com a produção teórica sobre a educação infantil, as proposições na 8ª fase. Tendo como base um projeto que considera as crianças como referência da dinâmica das relações pedagógicas, tornando-as ponto de partida para a orientação das práticas educativa, elegemos três eixos norteadores para refletir sobre nossa inserção em campo, são elas: estágio, prática pedagógica e participação infantil.
Referências
AGOSTINHO, Kátia Adair. Pensar a participação infantil nos contextos de educação infantil, LASA - 2009.
AGOSTINHO, Kátia A. Formas de participação das crianças na Educação Infantil. Tese de doutorado nos Estudos da Criança, Uminho/Pt., 2010.
ALVES, Jeferson F. Fotografia: revelando uma prática educativa do olhar. In: II Congresso Brasileiro de História da Educação, 2002, Natal - RN. Anais 2002 - II Congresso Brasileiro de História da Educação. Natal - RN: Editora Núcleo de Arte e Cultura – UFRN, 2002.
CAPUTO, Stela Guedes. “Fotografia e Pesquisa em Diálogo Sobre o Olhar e a Construção do Objeto” In. Teias: Revista da Faculdade de Educação da UERJ. Rio de Janeiro, Nº 4, Dezembro de 2001.
MOSS, Peter. Introduzindo a política na creche: a educação infantil como prática democrática, 2008.
ROCHA, E. A. C. ; OSTETTO, L. E. . O estágio na formação universitária de professores de educação infantil. In: SEARA, I. C.; DIAS, M. F. S.; OSTETTO, L. E.; CASSIANI, S. (Orgs.). (Org.). Práticas pedagógicas e estágios: diálogos com a cultura escolar. 1 ed. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2008, v. 1, p. 103-116.
SARMENTO, Manuel Jacinto; FERNANDES, Natália; TOMÁS, Catarina (2006) “Participação social e cidadania ativa das crianças” in D. Rodrigues (Org.) Inclusão e Educação. Doze Olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo. Summus Editorial (141 a 159).
TOMÁS, Catarina e SOARES, Natália Fernandes. Infância, Protagonismo e Cidadania: contributos para uma análise sociológica da cidadania da infância, 2004.
FITZGERALD, Robyn; GRAHAM, Anne. O progresso da participação infantil das crianças: explorando o potencial de uma atitude dialógica, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
As pessoas autoras cedem à revista Zero-a-Seis os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
As pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
