A inclusão na educação infantil de Vitória: contribuições da educação física

Autores

  • Alexandre Freitas Marchiori PMV-Prefeitura Municipal de Vitória; Faculdade Pitágoras - Guarapari/ES
  • Carla de Almeida Aguiar França Prefeitura Municipal de Vitória

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2015n31p292

Palavras-chave:

Educação Infantil, Educação Física, Inclusão, Mediação

Resumo

O artigo objetiva compreender as possibilidades de uma prática compartilhada e desenvolver proposições que contribuíssem com os processos de inclusão na Educação Infantil. Os sujeitos são professores que atuam no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Vitória e duas crianças com necessidades educativas especiais (NEE). O referencial teórico-metodológico fundamenta-se na perspectiva histórico cultural (VYGOTSKY;, 2007; WALLON;, 2010). A perspectiva de professor reflexivo (NÓVOA, 2001) e as concepções metodológicas dos estudos nos/dos/com os cotidianos orienta a produção desse artigo. As fontes foram os registros fotográficos e filmagens das práticas pedagógicas em 2014 e relatórios avaliativos de dois alunos com NEE. A oferta da educação física no currículo da educação infantil amplia as possibilidades do trabalho colaborativo e potencializam as práticas da educação inclusiva.

Biografia do Autor

Alexandre Freitas Marchiori, PMV-Prefeitura Municipal de Vitória; Faculdade Pitágoras - Guarapari/ES

Professor do Curso de Pedagogia - Faculdade Pitágoras; Professor de Educação Infantil na Educação Infantil de Vitória.

Carla de Almeida Aguiar França, Prefeitura Municipal de Vitória

Professora da Educação Especial.

Referências

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Publicado

2015-10-30