A inclusão na educação infantil de Vitória: contribuições da educação física
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2015n31p292Abstract
O artigo objetiva compreender as possibilidades de uma prática compartilhada e desenvolver proposições que contribuíssem com os processos de inclusão na Educação Infantil. Os sujeitos são professores que atuam no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Vitória e duas crianças com necessidades educativas especiais (NEE). O referencial teórico-metodológico fundamenta-se na perspectiva histórico cultural (VYGOTSKY;, 2007; WALLON;, 2010). A perspectiva de professor reflexivo (NÓVOA, 2001) e as concepções metodológicas dos estudos nos/dos/com os cotidianos orienta a produção desse artigo. As fontes foram os registros fotográficos e filmagens das práticas pedagógicas em 2014 e relatórios avaliativos de dois alunos com NEE. A oferta da educação física no currículo da educação infantil amplia as possibilidades do trabalho colaborativo e potencializam as práticas da educação inclusiva.
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