Entre brisas, cantos e contos: especificidades da prática docente na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2015n31p43Resumo
O presente texto aborda vivências e reflexões construídas durante a disciplina de Estágio Supervisionado em Educação Infantil, do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Essa disciplina nos possibilitou experienciar o diálogo entre a teoria e a prática docente com crianças entre três a quatro anos de uma creche da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, SC. Abordamos o caminho percorrido do início da disciplina até a vivência de nossas práticas pedagógicas, e como o processo vivido com as crianças nos oportunizou refletir sobre as especificidades da prática docente na Educação Infantil, ressaltando o diálogo entre os Núcleos de Ação Pedagógica (NAP), que integram as Orientações Curriculares Municipais, a organização dos espaços e as relações que constituem os espaços coletivos de educação e cuidado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
As pessoas autoras cedem à revista Zero-a-Seis os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
As pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.