Entre brisas, cantos e contos: especificidades da prática docente na Educação Infantil

Autores

  • Andréa de Vargas Rodrigues Universidade Federal de Santa Catarina
  • Nina Bernal Balconi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Simone Cintra Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2015n31p43

Resumo

O presente texto aborda vivências e reflexões construídas durante a disciplina de Estágio Supervisionado em Educação Infantil, do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Essa disciplina nos possibilitou experienciar o diálogo entre a teoria e a prática docente com crianças entre três a quatro anos de uma creche da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, SC. Abordamos o caminho percorrido do início da disciplina até a vivência de nossas práticas pedagógicas, e como o processo vivido com as crianças nos oportunizou refletir sobre as especificidades da prática docente na Educação Infantil, ressaltando o diálogo entre os Núcleos de Ação Pedagógica (NAP), que integram as Orientações Curriculares Municipais, a organização dos espaços e as relações que constituem os espaços coletivos de educação e cuidado.

 

 

 

Biografia do Autor

Andréa de Vargas Rodrigues, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda em Pedagogia

Nina Bernal Balconi, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda em Pedagogia

Simone Cintra, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora da Disciplina de Estágio Supervisionado em Educação Infantil. Doutora em Educação

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Publicado

2015-03-28

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua