A constituição da infância permeada pelo contexto social, mídia e brinquedo

Autores

  • Ruhena Kelber AbrÃo Universidade Federal do Rio Grande Pelotas
  • Daiane dos Santos Beiersdorf UFRG
  • Daniela Ribeiro Abrantes UFRG

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2015n31p79

Palavras-chave:

infâncias, crianças, brinquedos, mídia

Resumo

Este trabalho tem como objetivo desenvolver tópicos ligados à Cultura da criança. Os assuntos abordados versam desde as teorias relacionadas à história das infâncias e do brinquedo, bem como seu papel nas culturas infantis, além de entrevistas realizadas com as crianças até a prática que envolve as brincadeiras das diferentes infâncias. O presente artigo traz argumentos sobre processos que envolvem a interação da mesma com seu brinquedo e, também as razões que levaram a sua escolha, buscando enfatizar as vantagens e desvantagens, bem como citar suas utilizações e tipos disponíveis no mercado. Ao fazer a análise deste mercado, serão relatadas as estratégias utilizadas pelo marketing e publicidade para atrair o grande público consumista infantil. Esta pesquisa toma como base, a teoria e a prática elaboradas por autores do meio acadêmico como, bem como as contribuições estabelecidas no seio das famílias que são as primeiras a participar no processo educativo.

Biografia do Autor

Ruhena Kelber AbrÃo, Universidade Federal do Rio Grande Pelotas

Doutorando em Educação e Ensino de Ciências pela UFRGS, bolsista Capes. Mestre em Educação Física pela UFPel. Graduado em Pedagogia e Educação Física pela  (FURG) e Letras Inglês e respectivas literaturas (UFPel). Professor formador do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa na Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão de Pessoas, Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil e Educação à Distância.

Daiane dos Santos Beiersdorf, UFRG

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande (fURG) Professora da rede municipal de ensino em Rio Grande 

Daniela Ribeiro Abrantes, UFRG

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande

Downloads

Publicado

2015-03-28