Mediações étnico-raciais no contexto da Educação Infantil em Três Lagoas/MS: um estudo de caso

Autores

  • Christian Muleka Mwewa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Sandra Maria Eugenia Pinto In memoriam
  • Silvana Alves da Silva Bispo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2016v18n33p65

Resumo

Objetivamos apresentar/explicitar e tensionar as percepções contextuais na Educação Infantil por meio de um estudo de caso numa instituição escolar Municipal em Três Lagoas/MS. Centramo-nos na prática da professora, que atua com uma turma composta de 27 crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos, nas diferentes dimensões frente às crianças. Por meio de observações densas no contexto educativo, enquanto instrumento de coleta de dados, empreendemos a metodologia de inspiração etnográfica do estudo de caso de cunho qualitativo para alcançar o nosso objetivo. Tomamos como aporte teórico, tridimensional, os estudos que versam sobre as relações raciais (no Brasil), sociais e culturais no contexto escolar. Os dados indicam uma apaziguadora relação da professora regente no contexto da no contexto educativo diante das relações étnico-raciais que sugere uma ausência permanente da intervenção regencial deflagradora aquilo que ora denominamos de personalidade racista (Pr) no contexto educacional da pequena infância. 

Biografia do Autor

Christian Muleka Mwewa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (com estágio doutoral na Université Paris 1 – Pantheón Sorbonne). Professor na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Silvana Alves da Silva Bispo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutoranda UFMS/Mackenzie (Dinter). Professora na UFMS/CPTL.

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Publicado

2016-03-31

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Seção

Artigos Demanda Contínua