Mediações étnico-raciais no contexto da Educação Infantil em Três Lagoas/MS: um estudo de caso

Autores/as

  • Christian Muleka Mwewa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Sandra Maria Eugenia Pinto In memoriam
  • Silvana Alves da Silva Bispo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2016v18n33p65

Resumen

Objetivamos apresentar/explicitar e tensionar as percepções contextuais na Educação Infantil por meio de um estudo de caso numa instituição escolar Municipal em Três Lagoas/MS. Centramo-nos na prática da professora, que atua com uma turma composta de 27 crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos, nas diferentes dimensões frente às crianças. Por meio de observações densas no contexto educativo, enquanto instrumento de coleta de dados, empreendemos a metodologia de inspiração etnográfica do estudo de caso de cunho qualitativo para alcançar o nosso objetivo. Tomamos como aporte teórico, tridimensional, os estudos que versam sobre as relações raciais (no Brasil), sociais e culturais no contexto escolar. Os dados indicam uma apaziguadora relação da professora regente no contexto da no contexto educativo diante das relações étnico-raciais que sugere uma ausência permanente da intervenção regencial deflagradora aquilo que ora denominamos de personalidade racista (Pr) no contexto educacional da pequena infância. 

Biografía del autor/a

Christian Muleka Mwewa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (com estágio doutoral na Université Paris 1 – Pantheón Sorbonne). Professor na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Silvana Alves da Silva Bispo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutoranda UFMS/Mackenzie (Dinter). Professora na UFMS/CPTL.

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Publicado

2016-03-31

Número

Sección

Artigos Demanda Contínua