Alfabetização e letramento: qual o entendimento de professoras da educação infantil sobre estes processos?
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2016v18n34p215Resumo
Este artigo traz análises produzidas a partir de uma pesquisa que teve como temática central a alfabetização e o letramento, tomando como ponto de partida as falas de professoras da pequena infância. O objetivo consistiu em analisar o entendimento de professoras que atuam na Educação Infantil sobre os conceitos de alfabetização e letramento e sobre as formas como estes processos se dão no cotidiano das práticas pedagógicas junto às crianças pequenas. Para a geração de dados utilizamos um questionário com perguntas abertas, aplicado com 4 professoras que trabalham em uma instituição privada de Educação Infantil da cidade de Blumenau – SC. Para subsidiar nossos estudos nos debruçamos, primeiramente, na legislação - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/1996), Constituição Federal (1988), Estatuto da Criança e do Adolescente (8069/1990) e Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. (CNE 5/2009), que nos proporcionaram refletir sobre os direitos da criança. Posteriormente, nos apoiamos em Soares (2012) e Brito (2005), afim de conhecermos mais a fundo os processos de alfabetização e letramento, entrelaçando este diálogo no âmbito da Educação Infantil. Pelo estudo identificamos o quanto os processos de alfabetização e letramento podem e são trabalhados na Educação Infantil, ora como direito das crianças de acesso à linguagem escrita, ora como preparação para o ingresso nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
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