O chinelo rosa: corpo e gênero na educação infantil

Camila de Fátima Krug, Rosângela de Fátima Rodrigues Soares

Resumo


Trata-se do relato de uma pesquisa realizada em uma creche pública localizada no munícipio de Porto Alegre-RS. Tal pesquisa foi realizada em uma abordagem qualitativa numa perspectiva cultural dos conceitos de corpo e gênero, com delineamento de estudo de caso. As análises estão ancoradas nesta perspectiva, a partir da reflexão sobre cenas observadas e selecionadas na rotina de sala de uma turma de Maternal 2. Os resultados obtidos apontam que as representações dos marcadores de gênero atribuídos ao feminino e masculino em nossa sociedade se entrecruzam com o pedagógico, impedindo em alguns momentos as crianças de participar das atividades, como na exploração de materiais de cunho artístico, e em outros, impelindo suas participações, como no exemplo das fantasias. Pretende-se assim, que os apontamentos feitos com a pesquisa possam contribuir para a reflexão sobre as conexões entre corpo e gênero na educação infantil, e a atuação docente.

 

 


Palavras-chave


Corpo; Gênero; Infância; Educação Infantil

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DOI: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2016v18n34p249

Zero-a-Seis, ISSN 1980-4512 Florianópolis, Brasil.