O chinelo rosa: corpo e gênero na educação infantil

Autores

  • Camila de Fátima Krug Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Rosângela de Fátima Rodrigues Soares Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2016v18n34p249

Resumo

Trata-se do relato de uma pesquisa realizada em uma creche pública localizada no munícipio de Porto Alegre-RS. Tal pesquisa foi realizada em uma abordagem qualitativa numa perspectiva cultural dos conceitos de corpo e gênero, com delineamento de estudo de caso. As análises estão ancoradas nesta perspectiva, a partir da reflexão sobre cenas observadas e selecionadas na rotina de sala de uma turma de Maternal 2. Os resultados obtidos apontam que as representações dos marcadores de gênero atribuídos ao feminino e masculino em nossa sociedade se entrecruzam com o pedagógico, impedindo em alguns momentos as crianças de participar das atividades, como na exploração de materiais de cunho artístico, e em outros, impelindo suas participações, como no exemplo das fantasias. Pretende-se assim, que os apontamentos feitos com a pesquisa possam contribuir para a reflexão sobre as conexões entre corpo e gênero na educação infantil, e a atuação docente.

 

 

Biografia do Autor

Camila de Fátima Krug, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pedagoga e professora de Educação Infantil

Rosângela de Fátima Rodrigues Soares, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Doutora em Educação e professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro do Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero (GEERGE-UFRGS).

 

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Publicado

2016-09-30

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua