Gênero na Educação Infantil: análise dos planejamentos e do PPP de um núcleo de educação infantil de Florianópolis

Autores

  • Elisabeth Schereiber Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mareli Eliane Graupe UNIPLAC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2017v19n35p117

Resumo

Neste artigo abordam-se as relações de gênero no campo da Educação Infantil. Inicialmente, realiza-se um estudo de caráter qualitativo, mais especificamente, uma pesquisa documental e bibliográfica. Em seguida, analisam-se os planejamentos de seis grupos da pré-escola e o Projeto Político-Pedagógico (PPP) de um núcleo de educação infantil de Florianópolis para entender como a temática de gênero é contemplada nos documentos oficiais da instituição. Os dados desta pesquisa apontam que só sete planejamentos concebem a equidade de gênero, considerando-se o número total de 57 planejamentos analisados. Dessa forma, identifica-se que tanto no PPP quanto nos planejamentos há a necessidade de se reconhecer e visibilizar a figura feminina, já que nas propostas pedagógicas a figura masculina é trabalhada e segue como referência. Nesta pesquisa constata-se que, para contemplar uma educação voltada para a equidade de gênero, é importante romper com os preconceitos, os papéis de gênero, os estereótipos sexuais, as práticas discriminatórias e a heteronormatividade na educação. 

 

Biografia do Autor

Elisabeth Schereiber, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora de Educação Infantil na rede municipal de ensino de Florianópolis, com especialização em Gênero e Diversidade na Escola, pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Mareli Eliane Graupe, UNIPLAC

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na UNIPLAC/SC. Coordena o grupo de pesquisa Gênero, Educação e Cidadania na América Latina (GECAL/UNIPLAC). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2001), mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2004), doutorado em Educação e Cultura pela Universidade de Osnabrueck, Alemanha (2010), revalidação UFSM (2010). Pós-doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas, UFSC (2011), pós-doutorado em Antropologia Social , UFSC (2012). Tem experiência na área de educação, com ênfase em docência, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, diversidade, sexualidade, políticas públicas de gênero, equidade de gênero e educação, metodologia de pesquisa qualitativa e quantitativa. Pesquisadora do Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS/UFSC) e do Instituto de Estudos de Gênero (IEG/UFSC).

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Publicado

2017-05-29

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Artigos Demanda Contínua