O cuidado de bebês de 0 a 3 anos em uma comunidade de assentados da reforma agrária

Autores

  • Marcella Oliveira Araujo Universidade de São Paulo
  • Ana Paula Soares da Silva Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2017v19n35p29

Resumo

A partir de uma abordagem que considera a constituição relacional e situada dos sujeitos em desenvolvimento, este artigo tem por objetivo apresentar um retrato do cuidado de bebês de 0 a 3 anos em comunidade, obtido a partir de uma pesquisa de mestrado, que estudou o cotidiano de um grupo de crianças e famílias no contexto de assentamento da reforma agrária. A organização dos tempos e dos ambientes de cada criança, pelas pessoas do seu universo relacional, revelou uma prática comunitária do cuidado, na qual suas necessidades e vontades são inseridas como parte das atividades coletivas de cada família. Verificamos que o modo de vida no campo é perpassado por uma forte rede de solidariedade, para o cuidado da criança pequena, criada entre os membros de diferentes gerações da família.

Biografia do Autor

Marcella Oliveira Araujo, Universidade de São Paulo

Psicóloga e pesquisadora do Laboratório de Psicologia Socioambiental e Práticas Educativas – LAPSAPE, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – USP. E-mail: marce.o.araujo@gmail.com

Ana Paula Soares da Silva, Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.

Professora do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Endereço para correspondência: Laboratório de Psicologia Socioambiental e Práticas Educativas – LAPSAPE, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – USP. Departamento de Psicologia. Av. Bandeirantes, 3900. CEP 14040-901. Bairro Monte Alegre. Ribeirão Preto/SP, Brasil. E-mail: apsoares.silva@usp.br

Referências

ARAÚJO, Marcella Oliveira. O cotidiano das crianças de 0 a 3 anos de idade de uma comunidade rural: significações e práticas familiares. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, 2013.

CARVALHO, Ana Maria Almeida; PEDROSA, Maria Isabel; ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde. Aprendendo com a criança de 0 a 6 anos. São Paulo: Editora Cortez, 2012.

FIDALGO, Zilda. Psicologia Cultural e Desenvolvimento Humano: Um encontro com Barbara Rogoff. Análise Psicológica, Lisboa, v. 22, n. 1, 7-9, 2004.

FONSECA, Claudia. Concepções de família e práticas de intervenção: uma contribuição antropológica. Saúde e Sociedade, v. 14, n. 2, 50-59, 2005.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Resultados Gerais da Amostra Censo Demográfico 2010. Brasília, 2012.

INCRA. Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Dados de caracterização. Brasília, 2017. Disponível em: www.incra.gov.br

PINO, Angel. As marcas do humano: as origens da constituição cultural da criança na perspectiva de Lev. S. Vigotski. São Paulo: Cortez, 2005.

ROGOFF, Barbara. Cognition as a collaborative process. In: DAMON, Willian; LERNER, Richard M.; KUHN, Deanna & SIEGLER, Robert S. (Orgs.). Handbook of child psychology: cognition, perception and language, 679-744. New York: Wiley, 1998, pp. 679-744.

ROGOFF, Barbara. A natureza cultural do desenvolvimento humano. Tradução Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas, 2005.

ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde. Olhando a pessoas e seus outros, de perto e de longe, no antes, aqui e depois. In: COLINVAUX, Dominique; BANKS-LEITE, Lucy & DELL’AGLIO, Débora Dalbosco. Psicologia do desenvolvimento: reflexões e práticas atuais. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006, pp. 19-62.

SATO, Leny; SOUZA, Marilene Proença Rebello. Contribuindo para desvendar a complexidade do cotidiano através da pesquisa etnográfica em Psicologia. Psicologia USP, São Paulo, v. 12, n. 2, 29-47, 2001.

SCHMIDT, Maria Luisa Sandoval. Pesquisa participante; alteridade e comunidades interpretativas. Psicologia USP, São Paulo, v. 17, n.2, 11-41, 2006.

RUELA, Sanya Franco; MOURA, Maria Lucia Seidl de. Um estudo do nicho de desenvolvimento de um grupo de crianças em uma comunidade rural. Psicologia em estudo, Maringá, v. 12, n. 2, 315-324, 2007.

VIGOTSKI, Lev Semenovitch. Obras escogidas. Psicología Infantil. Vol. 4. Madrid: Antonio Machado Libros, 2006.

WALLON, Henri. Os meios, os grupos e a psicogênese da criança. In: WEREBE, M.J.G. NADEL-BRULFERT, J. (Orgs.). Henri Wallon. Tradução de Elvira Souza Lima, São Paulo: Ática, p. 168-178, 1986.

Downloads

Publicado

2017-05-29

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua