Em nome dos cuidados, da proteção e da educação: infância, corpo, gênero e sexualidade como discursos entre professoras da educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2018v20n37p112Resumo
Este artigo tem como objetivo compreender os discursos de professoras, de uma instituição de Educação Infantil da rede pública, sobre o corpo da criança, nos modos como estes se entrelaçam com as práticas de educar, cuidar, proteger e como são atravessados por perspectivas de gênero e sexualidade. Como referenciais teóricos, destacam-se os estudos da infância, bem como as análises de Michel Foucault, David Le Breton, Donna Haraway e Judith Butler, que, resguardadas as suas diversidades teóricas, permitem compreender corpo, gênero e sexualidade numa dimensão discursiva. Os discursos das professoras remetem a práticas de cuidar, educar e relações de gênero vividas no cotidiano da instituição, que trazem à tona questões sobre o corpo da criança, em suas mais intensas alteridades em relação ao corpo adulto, civilizado e disciplinado.Referências
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