Estereótipos de gênero e sexismo linguístico presentes nos livros no contexto educativo para crianças

Daniela Finco, Gabriella Seveso

Resumo


Na Itália, desde os anos setenta, houve um debate significativo dos estudo sobre o sexismo linguístico que contribuíram para pensar a problematização da presença dos estereótipos de gênero nos livros destinados para crianças. Este artigo apresenta uma reconstrução histórica do debate desenvolvido na Itália, nos últimos quarenta anos. O debate mostrou a importância de problematizar os padrões de identidade e comportamento transmitidos através da leitura em contextos educativos e na escola.  Este contexto resultou na elaboração do Projeto Polite, que convida editoras a serem respeitosas com as diferenças de gênero, tanto no texto e quanto nas imagens. Apresenta importantes pesquisas sobre a problemática da presença de mensagens estereotipadas de gênero presentes nos livros paras as crianças e as mudanças ocorridas ao longo deste processo.

Palavras-chave


Gênero; Educação da infância; Literatura infantil; Sexismo linguístico

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DOI: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2018v20n37p206

Zero-a-Seis, ISSN 1980-4512 Florianópolis, Brasil.