A cultura lúdica infantil na escola atual: estão as crianças a ser deixadas para trás?
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2018v20n38p272Resumo
O intuito deste artigo é refletir sobre o papel que a cultura tem na educação da criança, sabendo-se que a cultura lúdica é um verdadeiro patrimônio imaterial que se transmite
e que segundo diferentes teorias têm um lugar fundamental na infância. Neste sentido,
propusemo-nos efetuar um estudo misto realizado a partir da recolha de opiniões e vivências
de educadores de infância de uma mesma região (n=70), com o propósito de conhecer o valor
dado à cultura lúdica infantil. Confrontamos posteriormente essa informação com as novas
orientações curriculares para a educação pré-escolar, atualmente seguidas em Portugal e,
procurámos voltar a dar um lugar de destaque às prioridades lúdicas da educação. Desde
cedo, na escola infantil, os educadores podem propor e gerir práticas relevantes através das
expressões – domínios da educação física e artística (jogo dramático, musical e dança, artes
visuais) e da sua integração.
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