A cultura lúdica infantil na escola atual: estão as crianças a ser deixadas para trás?
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2018v20n38p272Resumo
O intuito deste artigo é refletir sobre o papel que a cultura tem na educação da criança, sabendo-se que a cultura lúdica é um verdadeiro patrimônio imaterial que se transmite
e que segundo diferentes teorias têm um lugar fundamental na infância. Neste sentido,
propusemo-nos efetuar um estudo misto realizado a partir da recolha de opiniões e vivências
de educadores de infância de uma mesma região (n=70), com o propósito de conhecer o valor
dado à cultura lúdica infantil. Confrontamos posteriormente essa informação com as novas
orientações curriculares para a educação pré-escolar, atualmente seguidas em Portugal e,
procurámos voltar a dar um lugar de destaque às prioridades lúdicas da educação. Desde
cedo, na escola infantil, os educadores podem propor e gerir práticas relevantes através das
expressões – domínios da educação física e artística (jogo dramático, musical e dança, artes
visuais) e da sua integração.
Referências
BROCK, Avril, DODDS, Silvia, JARVIS, Pam. & OLUSOGA, Yinka.. Brincar. Aprendizagem para a vida. Porto Alegre: Penso, 2011.
CONDESSA, Isabel, CASTANHO, Graça., FORTUNA, Margarida, FIALHO, Adolfo., ANDRADE, Rita.. A Criança e a Cultura Regional Açoriana: Contributos de um Olhar sobre o Brincar. Arquipélago Ciências de Educação, 2009, 10, pp. 281-305.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/4236
CONVENÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE OS DIREITOS DAS CRIANÇA, 1989. Disponível em: http://www.unicef.pt/docs/pdf_publicacoes/convencao_direitos_crianca2004.pdf. Acedido em: 10-06-2012
DODDS, Sylvia. Nós queremos brincar: crianças dos primeiros anos brincando ems ala de aula. In BROCK, Avril, DODDS, Silvia, JARVIS, Pam. & OLUSOGA, Yinka.. (Org.). Brincar. Aprendizagem para a vida, Porto Alegre: Penso, 2011, pp: 193-225
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. Lisboa: Edições 70, 2003.
JARVIS, Pam, DODDS, Sylvia & BROCK, Avril. E agora, como Fica a Brincadeira? In BROCK, Avril, DODDS, Silvia, JARVIS, Pam. & OLUSOGA, Yinka.. (Org.). Brincar. Aprendizagem para a vida, Porto Alegre: Penso, 2011, pp: 347-355.
KISHIMOTO, Tisuko. A BRINCADEIRA E A CULTURA INFANTIL, SD.. Disponível em:http://www.labrimp.fe.usp.br/index.php?action=artigo, acedido em: 10-08-2017.
KISHIMOTO, Tizuko. O Brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira, 2002.
LEITE, Carlinda.. Monodocência – Coadjuvação. In Gestão Curricular no 1º Ciclo: Monodocência – Coadjuvação Lisboa: Departamento de Educação Básica - Ministério da Educação, 2001, pp: 45-51.
LEMOS, Ângela. Um Olhar sobre as OCEPE: refletir o presente e perspectivar o futuro. Cadernos de Educação de Infância. Lisboa. 2017, n. 110, Jan/Abr, pp: 5 – 10.
LIRA, Natali Alves Barros & RUBIO; Juliana de Alcântara Silveira. A importância do Brincar na Educação infantil. Revista Eletrónica Saberes de Educação. São Paulo. 2014, vol. 5,n. 1, 1-22.
LOPES DA SILVA, Isabel; MARQUES, Liliana; MATA, Lourdes; ROSA, Manuela (Org.). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação (DGE), 2016.
MARCELLI, Ferraz, DALMANN & EVERTON. (2011). Educação expressiva – de aluno ao expressante. In Ferraz, MARCELLI (Coord.), Educação expressiva um novo paradigma educativo. Tuttirév Editorial, Lda, 2011, pp: 43-56.
MONIZ, Andreia & CONDESSA, Isabel. O Currículo Regional na Educação Pré-Escolar - Análise de um ensaio realizado em contexto de Estágio. In ILÍDIO, Fernando; ANJOS, Cleriston, DUARTE, Andréa; FERNANDES, Eva, FRANCO, Nanci, SANTOS, Solange, SARMENTO, Teresa (Orgs). Atas do II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância - Investigação, formação docente e culturas da infância, Santo Tirso:: Whitebooks, 2016, pp: 82-91.
MOYLES, Janet. Só brincar? O papel do Brincar na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2007.
PEREIRA, Vânia; PEREIRA, Beatriz; CONDESSA, Isabel (2016). As interacções no recreio: qual o papel do adulto neste espaço ? In SANTOS, Luana; ECKERT-LINDHAMMMER, Danielle; HODECK, Alexander; HARTENSTE, Astrid (Eds.). Book of Full Texts - XII SIEFLA Leipzig 2016, Germany: LEGS e V, 2016, pp: 117 – 129.
URI: http://hdl.handle.net/1822/43363
PORTUGAL. Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: Departamento de Educação Básica – Ministério da Educação, 2016.
ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde, AMORIN, Katia, SILVA, Ana Paula et al.. Rede de Significações e o estudo do Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: Artmed, 2008.
SOUZA, Edison, NASCIMENTO, Juarez, AZEVEDO, Edson., PEREIRA, Beatriz.. Educação Física, Lazer e Saúde: interfaces ao desenvolvimento humano. Coleção Temas em Movimento. Florianópolis: UDESC, 2015, V. 6.
TEIXEIRA, Hélita Carla; VOLPINI, Maria Neli. A importância do Brincar no contexto da educação infantil: creche e pré-escola. Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade. Bebedouro. 2014, vol. 1, n. 1, 76-88.
UNICEF. As Crianças que Ficam para Trás. Report Card n.º9. Centro de Estudos Innocenti da UNICEF. Juntos pelas Crianças, 2010. Disponível em: http://int.search.tb.ask.com/search/GGmain.jhtml?searchfor=UNICEF+Centro+de+Estudos+Innocenti+Report+Card+n.%C2%BA+9&n=783a370f&p2=%5EBYS%5Exdm109%5ETTAB02%5Ept&ptb=AD967A31-887A-4010-BAFB-D574908F5770&qs=&ss=sub&st=sb&tpr=sbt&ts=1502832814810. Acesso em: 14 -08-2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.