Professor da Educação Infantil e a formação em nível superior no Piauí: do ideal ao real
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2018v20n38p302Resumo
Este artigo tem por objetivo mapear os professores que atuavam na Educação Infantil,no Piauí, sem formação inicial adequada em nível superior para atuar nesta etapa, partindo daseguinte problemática: Onde estão os professores cuja formação inicial em nível superior nãoatende às exigências legais para atuar na Educação Infantil? Trata-sede um estudoquantitativo, com base nos Microdados do Censo Escolar da Educação Básica do ano de 2013e é recorte de uma pesquisa de Doutorado em Educação. Recorremos aos postulados de Gatti(2004), Kishimoto (2005), Oliveira-Formosinho (2005),Tardif (2007),Oliveira (2011, 2012),Campos et al (2011), dentre outros. Constatamos a existência de 45 cursos de diferentes áreasatuando na Educação Infantil em 2013. O mapeamento nos fez concluir que a realidade daEducação Infantil, no aspecto investigado – a formação docente- não sofre grandes variaçõesde uma Gerência Regional de Educação (GRE) para outra, guardadas as devidas proporções,considerando a composição de cada gerência. Trata-se, portanto, de uma realidade muitoparecida.
Referências
BRASIL. Lei nº 9. 394/96, de 20 de dezembro de 1996, dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996. Disponível em: . Acesso em: 25. Mar. 2009.
BRASIL. Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Disponível em: . Acesso em: 10. jun. 2014.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Básica. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. Vol. 1.
CAMPOS, Maria Malta. A formação de professores para crianças de 0 a 6 anos: modelos em debate. Educação & Sociedade, Campinas, n. 68, p. 126-142, 1999.
CERVO, Amado Luís; BERVIAN, Pedro Alcino; DA SILVA, Roberto. Metodologia Científica. 6ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
COSTA, Selma Frossard. A política de Assistência Social no contexto da educação infantil: possibilidades e desafios para um trabalho sócio-educativo. Serviço Social em Revista, Londrina, v. 6, n. 2 , jan./jun., 2004. Disponível em:. Acesso: 10 fev. 2015.
GATTI, Bernadete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.
GATTI, Bernadete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo de Afonso. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011.
GATTI, Bernadete Angelina. Estudos quantitativos em educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.1, p. 11-30, jan./abr. 2004. Disponível em: < www.scielo.br/pdf/ep/v30n1/a02v30n1.pdf>. Acesso em: 04 abr. 2013.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008.
KISHIMOTO, Tizuko Morshida. Encontros e desencontros na formação dos profissionais de educação infantil. In. MACHADO, Maria Lúcia de Araújo Machado (org.). Encontros e desencontros em Educação Infantil. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2005b. p. 107 – 115.
MEIRELLES, Mauro. O Uso do SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) na Ciência Política: uma breve introdução. Pensamento Plural. Pelotas, RS, janeiro-junho 2014. p. 65-91, 2014. Disponível em: < periodicos.ufpel.edu.br › Capa › No 14 (7) › Meirelles>. Acesso em 10. Out. 2014.
MUNDSTOCK, Elsa et al. Introdução à análise estatística utilizando o SPSS 13.0. Série B, n. XX, Porto Alegre-RS, maio/2006.
OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo. Cortez, 2002.
OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Formação e profissionalização de professores da educação infantil. VERAS - Revista acadêmica de Educação do Instituto Superior de Educação Vera Cruz. v. 2, n. 2, p. 223-231, 2012.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia. O desenvolvimento profissional das educadoras de infância: entre os saberes e os afectos, entre a sala e o mundo. In: MACHADO, Maria Lúcia de A. Encontros e desencontros em educação infantil. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005, p. 133 – 167.
PIAUÍ. Regimento da Secretaria Estadual de Educação e Cultura. Seduc, Teresina. Disponível em: . Acesso em: 07 dez. 2014.
ROSSETI-FERREIRA, Maria Clotilde. A necessária associação entre cuidar e educar. Pátio Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, ano I, n. 1, abr./jul.2003, p.10-12.
SAMPIERI, Roberto Hernandez; COLLADO, Carlos Fernandez; LUCIO, Pilar Batista. Metodologia de La Investigación, 4ª ed. Iztapalapa, México: MacGraw-Hill, 2006.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 8. ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.