Professor da Educação Infantil e a formação em nível superior no Piauí: do ideal ao real

Autores

  • Maria Carmem Bezerra Lima Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
  • Luis Carlos Carlos Sales Universidade Federal do Piauí (UFPI)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2018v20n38p302

Resumo

Este artigo tem por objetivo mapear os professores que atuavam na Educação Infantil,no Piauí, sem formação inicial adequada em nível superior para atuar nesta etapa, partindo daseguinte problemática: Onde estão os professores cuja formação inicial em nível superior nãoatende às exigências legais para atuar na Educação Infantil? Trata-sede um estudoquantitativo, com base nos Microdados do Censo Escolar da Educação Básica do ano de 2013e é recorte de uma pesquisa de Doutorado em Educação. Recorremos aos postulados de Gatti(2004), Kishimoto (2005), Oliveira-Formosinho (2005),Tardif (2007),Oliveira (2011, 2012),Campos et al (2011), dentre outros. Constatamos a existência de 45 cursos de diferentes áreasatuando na Educação Infantil em 2013. O mapeamento nos fez concluir que a realidade daEducação Infantil, no aspecto investigado – a formação docente- não sofre grandes variaçõesde uma Gerência Regional de Educação (GRE) para outra, guardadas as devidas proporções,considerando a composição de cada gerência. Trata-se, portanto, de uma realidade muitoparecida.

Biografia do Autor

Maria Carmem Bezerra Lima, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Professora do curso de Pedagogia, do Centro de Ciências da Educação, Comunicaçõ e Arte (CCECA).

Luis Carlos Carlos Sales, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Professor do curso de Pedagogia, do Departamento de Fundamentos da Educação (DEFE)

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Publicado

2018-10-23