Educação infantil e educação especial em tempos de educação inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2018v20n38p431

Resumo

O artigo objetiva identificar o que vem sendo produzido nos Programas de Pós-Graduação em Educação na Amazônia Legal sobre o atendimento e articulação da Educação Infantil na Educação Especial. Assim, o que essas produções acadêmicas retratam? Como articulam a Educação Infantil e a Educação Especial? Trata-se de uma interface entre essas duas áreas de conhecimento, a Educação Especial e a Educação Infantil, que embora com pouca visibilidade, é relevante e necessária em tempos de Educação na perspectiva de Educação Inclusiva, para garantir o acesso e permanência de seu público-alvo. Os resultados apontados pelo balanço das produções mostram que há reduzido número de pesquisas realizadas sobre Educação Especial e Educação Infantil na região norte, especificamente nos Programas de Pós-Graduação em Educação.

Biografia do Autor

Ana Paula Cunha dos Santos Fernandes, Universidade do Estado do Pará

Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade do Estado do Pará (UEPA). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial da Amazônia - GEPEEAm.

Tânia Regina Lobato dos Santos, Universidade do Estado do Pará

Professora Titular da Universidade do Estado do Pará do Curso de Pedagogia, do Programa de Mestrado em Educação CCSE-UEPA . Coordena o Curso de Especialização em Educação Infantil na UEPA. Atualmente é vice-coordenadora do Programa de Mestrado em Educação PPGED-CCSE-UEPA.

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Publicado

2018-10-23