A abordagem Pikler: educação infantil

Nazareth Salutto, Anelise Monteiro do Nascimento, Silvia Neli Falcão Barbosa

Resumo


Publicada originalmente em 2008 pela Associação de Mestres Rosa Sensat de Barcelona, o objetivo do livro é contribuir para os interessados pelos estudos sobre os bebês e a educação de zero a três anos. Se justifica pelo reconhecimento de que os primeiros anos de vida são estruturais para o desenvolvimento do ser humano e que existe uma lacuna no campo da pedagogia para essa faixa-etária. A escolarização precoce, estampada na necessidade de um currículo que define aprendizagens específicas, nega o direito a uma relação cotidiana na qual os adultos se concentrem nas crianças e não em atividades. O que nós temos de demasiado humano é a atenção recíproca e amorosa, o que traz para a abordagem Pikler um lugar único nas propostas de educação para as crianças bem pequenas. O livro está dividido em seis capítulos.


Palavras-chave


Educação infantil; Bebês; Abordagem Pikler; Docência na educação infantil

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Referências


FALK, Judit (org). A abordagem Pikler – Educação Infantil. São Paulo: Omnisciência, 2016.




DOI: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2019v21n39p166

Zero-a-Seis, ISSN 1980-4512 Florianópolis, Brasil.