Apresentação Dossiê Etnografia e Infância
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2019v21n40p213Resumo
A proposta do Dossiê visa dar a conhecer e partilhar o outro lado da experiência etnográfica no terreno/campo; aquele que é vivido “na pele” e que, por via da economia e lisura do texto das dissertações e teses finais, fica, frequentemente, por contar, emudecido, expurgado das suas rugosidades, na penumbra. E, no entanto, são precisamente os modos como “isso” da experiência de relação sociocultural com o Outro criança se dá e vai sendo construída no tempo que esclarecer para se compreenderem os processos de produção do conhecimento nos estudos da infância e para que estes possam avançar, tornando-se autocríticos e inovadores.
Referências
JAMES, Allison. Giving Voice to Children’s Voices: Practices and Problems, Pitfalls and Potentials. American Anthropologist, Vol. 109, Issue 2, pp. 261–272. 2007.
SPYROU, Spyros. Disclosing childhoods. Research and knowledge production for a critical childhood studies. London. Palgrave. 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.