Apresentação Dossiê Etnografia e Infância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2019v21n40p213

Resumo

A proposta do Dossiê visa dar a conhecer e partilhar o outro lado da experiência etnográfica no terreno/campo; aquele que é vivido “na pele” e que, por via da economia e lisura do texto das dissertações e teses finais, fica, frequentemente, por contar, emudecido, expurgado das suas rugosidades, na penumbra. E, no entanto, são precisamente os modos como “isso” da experiência de relação sociocultural com o Outro criança se dá e vai sendo construída no tempo que esclarecer para se compreenderem os processos de produção do conhecimento nos estudos da infância e para que estes possam avançar, tornando-se autocríticos e inovadores.

Biografia do Autor

Manuela Ferreira, Universidade do Porto - PT

Possui graduação em Ciências da Educação pela Universidade do Porto(1991), graduação em Bachalerato em Educação da Infância pela Escola do Magistério Primário de Aveiro(1983), mestrado em Educação Desenvolvimento e Mudança Social pela Universidade do Porto(1995) e doutorado em Sociologia da Infância pela Universidade do Porto(2002). Atualmente é professor titular da Universidade do Porto, Membro de corpo editorial da Investigar em Educação, Membro de corpo editorial do Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP, Membro de corpo editorial do Educação em Revista (UFMG. Impresso), Revisor de periódico do Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP, Revisor de periódico do Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP, Revisor de periódico do Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP, Membro de corpo editorial da Infancias - imágenes, Membro de corpo editorial da Revista Portuguesa de Educação, Revisor de periódico da Acta Scientiarum. Education (Online), Revisor de periódico do Educação em Revista (UFMG. Impresso) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Outras Sociologias Específicas. Atuando principalmente nos seguintes temas:Interação Criança/Criança, Construção Social da infância, Cultura Infantil, Jardim de Infância, Educação.

Patrícia de Moraes Lima, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Centro de Educação da UFSC na área Educação e Infância . Pós-Doutorado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na Universidade do Porto- Portugal. Doutora na área da educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Violências (Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina). Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC e seus estudos relacionam-se especialmente aos temas : infância, experiência , cuidado e violências. Pesquisadora Líder dos Grupos de Pesquisa CNPq-Nucleo de Estudos e Pesquisas sobre as Violências- NUVIC e Grupo de Etnografia e Infância -GEPEI.

Flávia Ferreira Pires, Universidade Federal da Paraíba

Flávia Pires é professora na Pós-Graduação em Sociologia e Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal da Paraíba, onde trabalha desde 2008. Membro do Global Young Academy desde 2018. Realizou Pós-Doutorado em Sheffield University com a profa. Allison James (2012-2014) e no Museu Nacional ? UFRJ (2008) com o prof. Moacir Palmeira. Finalizou seu doutorado em Antropologia Social no Museu Nacional - UFRJ (2007), mestrado em Antropologia Social no Museu Nacional - UFRJ (2003), sendo orientada pelo prof. Otávio Velho. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), orientada pela profa. Léa Freitas Perez. Trabalhou, principalmente, com os seguintes temas: antropologia da criança, antropologia da religião e festas, teoria antropológica e métodos de pesquisa. Nos últimos 11 anos vem pesquisando os efeitos de políticas públicas como o Programa Bolsa-Família na vida das crianças e suas família. Área etnográfica: semi-árido da Paraíba/ Brasil. Membro associado ao Centre for the Study of Childhood and Youth (CSCY) em Sheffied University, Inglaterra; pesquisadora do CER- Centro de Estudos da Religião Pierre Sanchis, UFMG e líder do grupo de pesquisa CRIAS - Criança: Cultura e Sociedade/ UFPB. Mãe de duas meninas pequenas, de 4 e 7 anos de idade, esteve de licença maternidade em 2013 e 2015/6. Encontra-se em licença capacitação para realização de pós-doutoramento na Universidade Federal de Minas Gerais durante o ano de 2020, sob a supervisão da profa. Ana Gomes (Faculdade de Educação).

Referências

JAMES, Allison. Giving Voice to Children’s Voices: Practices and Problems, Pitfalls and Potentials. American Anthropologist, Vol. 109, Issue 2, pp. 261–272. 2007.

SPYROU, Spyros. Disclosing childhoods. Research and knowledge production for a critical childhood studies. London. Palgrave. 2018.

Downloads

Publicado

2019-11-19