Pensar as crianças indígenas Kaingang pelos caminhos da Etnografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2019v21n40p295

Resumo

A composição deste artigo buscou aproximar-se de alguns elementos presentes no campo metodológico da etnografia, para então dialogar e problematizar a respeito dos desafios da pesquisa com crianças indígenas. Destaca-se a relação pesquisadora-crianças no campo da pesquisa e a produção da escrita etnográfica enquanto possibilidade de desconstrução de “verdades” que constituem o pensar as crianças e infâncias indígenas. A trajetória da etnógrafa no campo e sua relação com as crianças indígenas na pesquisa etnográfica se constitui por caminhos, leituras que demarcam as escolhas. Numa relação ética de olhar para si e para o “outro”, dos estranhamentos que marcam a travessia pela pesquisa e da multireferencialidade de olhares que nos colocam ao campo, a escrita aparece tecida na etnografia pela incompletude, profundidade complexidade de si e do campo que a significa.

Biografia do Autor

Silvia Maria Alves de Almeida, Universidade Federal de Santa CatarinaUniversidade Comunitária da Região de Chapecó

Graduada em Psicologia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2007) e em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1992); Mestrado em Educação pelo Instituto Pedagogico Latinoamericano Y Caribeno (2001), convalidado pela Univali no ano de 2006. Doutoranda em Educação, pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, na linha de pesquisa Educação e Infância. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância - NUPEIN/UFSC; do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Violências NUVIC/UFSC e participa do Grupo de Pesquisa e Estudos Etnografia e Infância. Atua na área da Educação e Infância, com ênfase em desenvolvimento e aprendizagem infantil; psicologia da educação; educação infantil e infância; estágios na área da educação infantil.

Katia Adair Agostinho, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora no Centro de Educação do Departamento de Metodologia do Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina(CED/MEN/UFSC), na área de Educação Infantil e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC), na Linha Educação e Infância. Líder do NUPEIN - Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância/Universidade Federal de Santa Catarina http://www.ced.ufsc.br/nupein. Com Pós-doutorado na FLACSO (Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales - sede Argentina, 2017-2018) com o professor Carlos Skliar. Doutorado em Estudos da Criança, na Sociologia da Infância - Universidade do Minho/Portugal (2010), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e graduada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, formação docente, docência em educação infantil, direito das crianças, participação infantil, organização do espaço, pesquisa com crianças.

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Publicado

2019-11-19