Reflexões sobre as práticas avaliativas em uma creche no município de Altamira-PA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22n41p147

Resumo

Objetiva este artigo refletir sobre a avaliação na Educação Infantil, bem como identificar como essas avaliações são pensadas e organizadas no contexto do trabalho pedagógico da Creche Sonho Encantado. Neste sentido, problematizamos: como as práticas avaliativas vêm sendo compreendidas e materializadas pelas docentes no processo de ensino e aprendizagem das crianças pequenas? A metodologia envolveu aplicação de entrevista semiestruturada com três professoras e a coordenadora geral de Educação Infantil do Município ora em estudo. A fonte documental foi a ficha de avaliação adotada pela Secretaria Municipal de Educação e utilizadas pelas professoras que, em conjunto com as entrevistas, nos indicaram que essas profissionais detêm conhecimentos sobre a importância da avaliação na Educação Infantil, porém, apresentam posicionamentos e compreensões diferenciadas sobre a existência e preenchimento das fichas avaliativas e do Parecer Individual que orientam a avaliação das aprendizagens infantis; sendo que algumas aprovam e outras defendem a necessidade de ajustes quanto aos aspectos avaliados. 

Biografia do Autor

Irlanda do Socorro de Oliveira Miléo, Universidade Federa do Pará/Campus Universitário de Altamira

Professora Adjunta da Faculade de Educaçao da Universidade Federal do Pará/Campus de Altamira. Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Universitário de Altamira, Faculdade de Educação. Possui Licenciatura em Pedagogia (2003) e Mestrado em Educação - Políticas Públicas pela Universidade Federal do Pará (2007). Doutorado em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica - São Paulo (2013). Tem experiência na área de Educação e Políticas Públicas, com ênfase nas seguintes áreas: currículo, avaliação, formação de professores, práticas escolares e ducaçao do campo. Email – irlanda@ufpa.br

Léia Gonçalves de Freitas, Universidade Federa do Pará/Campus Universitário de Altamira

Professora Doutora Da Faculdade de Educação da Universidade Federa do Pará/Campus Universitário de Altamira. Atua na área de História da Infância, Relações Etnico-raciais, Práticas e Estágios Supervisionado.

Cassiane de Nazaré da Silva Oliveira, Instituto Federal do Pará/Campus Breve

Pedagoga. Especialista em Educação, Diversidade e Sociedade. Coordenadora Pedagógica do Instituto Federal do Pará/Campus Breve.

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2020-04-24

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