O Portefólio como estratégia de avaliação das aprendizagens na educação de infância: considerações sobre a sua prática.

Autores

  • Brigite Silva Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
  • Clara Craveiro Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2014n29p33

Resumo

A utilização de portefólios apresenta-se como uma estratégia de avaliação autêntica que tem sido alvo de interesse por investigadores e profissionais de educação já que, para além de implicar o educador de infância na documentação e avaliação das aprendizagens, envolve a própria criança acarretando ganhos, por exemplo, para o desenvolvimento de capacidades metacognitivas e de autorregulação, de atitudes positivas face à aprendizagem e para a construção de um autoconceito positivo. Neste sentido, o presente artigo, tendo como referência a realidade educativa portuguesa, e incidindo numa temática emergente, pretende colocar em evidência as potencialidades e características do processo de elaboração de portefólios de crianças em contexto de educação de infância de modo a apoiar o seu entendimento e uso por parte dos educadores. São referidas especificidades da avaliação das aprendizagens e descritos procedimentos para uma construção pertinente de portefólios de crianças.

Biografia do Autor

Brigite Silva, Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti

Departamento de Formação em Educação Básica

Clara Craveiro, Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti

Departamento de Formação em Educação Básica

Referências

AZEVEDO, A. Revelando as aprendizagens das crianças: a documentação pedagógica. Dissertação de Mestrado. Instituto de Estudos da Criança – Universidade do Minho, 2009.

AZEVEDO, A. e OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. A documentação da aprendizagem: a voz das crianças. In Oliveira- Formosinho, J. (Org.). A Escola vista pelas Crianças. Porto: Porto Editora, 2008.

BARREIRA, C. Duas estratégias complementares para a avaliação das aprendizagens: a avaliação formadora e a avaliação autêntica. Revista Portuguesa de Pedagogia, 35 (3), 3-33, 2001.

BELGRAD, S., BURKE, K. e FOGARTY, R. The Portfolio Connection - Student Work Linked to Standards. CA: Corwin Press, 2008.

BRONFENBRENNER, U. La ecologia del desarrollo humano: Cognición y desarrollo humano. Barcelona: Ed. Paidós, 1987.

COELHO, C. e CAMPOS, J. Como abordar…o portfólio na sala de aula. Porto: Areal Editores, 2003.

CRAVEIRO, C. Formação em contexto – Um Estudo de Caso no âmbito da Pedagogia da Infância. Tese de Doutoramento. Braga: IEC – Universidade do Minho, 2007.

DECRETO-LEI Nº 241/2001, de 30 de Agosto. Perfil específico de desempenho profissional do educador de infância. Lisboa: Prensa Nacional.

EDMIASTON, R. Avaliando e Documentando a Aprendizagem nas Salas de Aula Construtivistas. In De Vries, R. [et al.] O currículo construtivista na educação infantil: prática e atividades. Porto Alegre: Artmed Editora, 2004.

EDWARDS, C., GANDINI, L. e FORMAN, G. As cem linguagens da criança – A abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Ed. Artmed, 1999.

FERNANDES, D. Para uma teoria da avaliação no domínio das aprendizagens. Estudos em Avaliação Educacional, 19, 41, p. 347-372, 2008.

GARDNER, H. Inteligências múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artmed, 1995.

GLAZZARD, J., CHADWICK, D., WEBSTER, A. & PERCIVAL, J. Assessment for Learning in the Early Years Foundation Stage. London: Sage, 2010.

GONÇALVES, I. M. Avaliação em educação de infância: das concepções às práticas. Penafiel: Editoral, 2008.

HELM, J. H., BENEKE, S., & STEINHEIMER , K. Windows on learning: Documenting young children's work. New York: Teachers College Press, 2007.

KANKAANRANTA, M. Self-portrait of the child: Portfolios as a means of self-assessment in preschool and primary school. ERIC, 1996. Disponível em http://www.eric.ed.gov/PDFS/ED403058.pdf. Acesso em 1 de Maio de 2012.

KANKAANRANTA, M. Developing digital portfolios for childhood education. Jyväskylä: Jyväskylä University, 2002. Disponível em http://www.eric.ed.gov/PDFS/ED464708.pdf. Acesso em 1 de Maio de 2012.

KINGORE, B. Developing Portfolios for Authentic Assessment Thousand Oaks. CA: Corwin Press, 2008.

LOSARDO, A. e NOTARI-SYVERSON, A. Alternative approaches to assessing young children. Baltimore: Brookes, 2001.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Procedimentos e Práticas Organizativas e Pedagógicas na Avaliação da Educação Pré-Escolar. Lisboa. Ministério da Educação, 2007. Disponível em http://dgidc.min-edu.pt/educacaoinfancia/index.php?s=directorio&pid=3. Acesso em 25 de Fevereiro de 2012.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Circular n.º 4/DGIDC/DSDC/2011. Avaliação na Educação Pré-Escolar. Lisboa. Ministério da Educação, 2001.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: Ministério da Educação, 1997.

NUNES, A. e MOREIRA, A. O “portfólio” na aula de língua estrangeira. In Sá-CHAVES, I. Os Portfólios reflexivos (também) trazem gente dentro. Porto: Porto Editora, 2005.

OLIVEIRA- FORMOSINHO, J. e PARENTE, C. Para uma Pedagogia da Infância ao serviço da equidade: O portfólio como visão alternativa da avaliação. Infância e Educação: Investigação e Práticas. Revista do GEDEI (7), p. 22-46. Porto: Porto Editora, 2005.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. A participação guiada – no coração da pedagogia da infância? Revista Portuguesa de Pedagogia. Ano 38, nº1,2,3, XXXX, p.145-158, 2004.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. e FORMOSINHO, J. Associação criança: uma comunidade de apoio ao desenvolvimento sustentado na educação de infância. In Oliveira-Formosinho, J. Formosinho, J. (Org.) Associação criança: um contexto de formação em contexto. Braga: Ed. Livraria Minho, 2001.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, J., et al. A avaliação alternativa na educação de infância. In J. Oliveira-Formosinho (Org.). A Supervisão na Formação de Professores I – Da Sala à Escola. Porto: Porto Editora, 2002.

PARENTE, C. Práticas alternativas de avaliação na Pedagogia da infância: Sete jornadas de aprendizagem. Tese de doutoramento. Instituto de Estudos da Criança - Universidade do Minho, 2004.

SALEMA, M. Aprender a pensar: a metacognição na composição escrita. Lisboa: Universidade de Lisboa, 1997.

SANTOS, A. e SILVA, B. A Importância dos Portfólios para o Desenvolvimento Vocacional na Infância. Cadernos de Estudo, 6, p. 71-86, 2007.

VILLAS BOAS, F. Portfólio, Avaliação e Trabalho Pedagógico. Porto: Edições Asa, 2006.

VYGOTSKY, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

ZABALA, A. Enfoque Globalizador e Pensamento Complexo: Uma proposta para o currículo escolar. São Paulo: Artmed Editora, 2002.

Downloads

Publicado

2014-01-09

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua