Metodologias de pesquisa com crianças: desafios e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2015n31p107Resumo
Este artigo é o resultado da investigação teórica acerca de recursos e instrumentos de pesquisa com crianças pequenas. Em um primeiro momento, partindo de uma abordagem histórica, trata de contextualizar os termos criança e infância, trazendo a trajetória da educação institucionalizada de crianças pequenas na esfera nacional para se compreender minimamente a sua gênese. Em seguida, apresenta uma reflexão sobre os diferentes recursos e instrumentos que podem ser utilizados no diálogo entre crianças e pesquisador, visando o alcance dos objetivos da pesquisa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.