Formação docente na educação infantil: desafios contemporâneos para a formação permante
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2014n30p75Resumo
Este artigo aborda a formação permanente de professores de educação infantil no Brasil. Para isso, apresenta as dificuldades existentes na qualidade da formação inicial e continuada dos professores da primeira etapa da Educação Básica, ressaltando os principais desafios enfrentados por estes profissionais. Através de pesquisa de campo realizada com a participação de 100 (cem) professoras da Educação Infantil de Campos dos Goytacazes/RJ/Brasil, constatou-se a dificuldade vivenciada pelas professoras no que diz respeito à qualidade tanto da formação inicial que receberam, quanto da formação continuada que tem sido oferecida pelo poder público. Sendo assim, objetiva-se gerar reflexão acerca do que deve ser feito pelas autoridades, principalmente quanto à necessidade de investimentos nessa área, estimulando o aperfeiçoamento profissional contínuo, visando uma formação de qualidade, que permita a aquisição de novos saberes e competências para atender integralmente às especificidades da criança.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, 1996.
CRUZ, Sílvia Helena. A formação inicial e continuada e a profissionalidade específica dos docentes que atuam na educação infantil. In: Frade. Isabel Cristina Alves da Silva (Org). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes Necessários à Pratica Educativa. 43ª Ed. Paz e Terra, 2011.
GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: Ensinar-e-aprender com sentido. São Paulo: Cortez, 2002.
INBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Políticas de formação profissional para a educação infantil: pedagogia e normal superior. Educação e Sociedade (CEDES), n. 68, 1999.
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, Adeus professora?: Novas exigências educacionais e profissão docente. 11 ed. São Paulo: Cortez, 2009.
PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
PIMENTA, Selma Garrido. Saberes Pedagógicos e atividade docente- 7.ed- São Paulo: Cortez, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.