O objeto de transição: um estudo em contexto de creche
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2014n30p3Resumo
Este estudo surgiu no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Leiria (Portugal), no ano letivo 2012/2013. Seguindo uma perspetiva qualitativa de investigação, procurámos avaliar o papel dos objetos de transição, no momento da sesta, para três crianças de 1 e 2 anos de idade, em contexto de creche. Identificando os objetos de transição das crianças A, B e X, observámos o seu momento de adormecer durante a sesta e a interação de cada criança com o(s) seus(s) objeto(s). Os dados recolhidos através da observação, permitiram-nos inferir que os objetos de transição transmitiram a estas crianças segurança e conforto, facilitando um momento de sesta tranquilo.
Referências
BRAZELTON, T. & SPARROW, J. O Método Brazelton – A criança e o sono. Barcarena: Editorial Presença. 2011.
CARMO, H. & FERREIRA, M.. Metodologia da Investigação – guia para auto-aprendizagem. Lisboa: Universidade Aberta. 1998.
CORDEIRO, M. O Livro da Criança – Do 1 aos 5 anos. Lisboa: A Esfera dos Livros. 2012.
ESTIVILL, E. & BÉJAR, S. Dorme, Meu Menino – Como solucionar os problemas do sono infantil. Lisboa: Temas e Debates – Actividades Editoriais, Lda. 2000.
LÉZINE, I. Psicopedagogia da primeira infância. Lisboa: Publicações Dom Quixote. 1982.
MOTA, C. (2011). A importância da sesta no jardim de infância. http://www.colegio-santiago.pt/index.php/edublogue/11-saude/401-a-importancia-da-sesta-no-jardim-de-infancia (Acedido em 19/02/2013). 2011.
PORTUGAL, G. Crianças, Famílias e Creches – Uma Abordagem Ecológica da Adaptação do Bebé à Creche. Porto: Porto Editora. 1998.
RODRIGUES, I. Ser Educador de Infância na Creche – Entre os discursos e as práticas (Um estudo multicasos). Tese de Mestrado em Ciências da Educação – Especialização em Educação de Infância. Universidade do Algarve - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. 2009.
SALAMONDE, C. (1981). A importância do objeto transicional no desenvolvimento psíquico sadio. http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/9537 (Acedido em 22/02/2013). 1981.
SOUSA, M. & BAPTISTA, C. (2011). Como Fazer Investigação, Dissertações, Teses e Relatórios - Segundo Bolonha. Lisboa: Pactor Editora. 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.