O objeto de transição: um estudo em contexto de creche

Autores

  • Isabel Simões Dias Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
  • Sónia Conceição Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2014n30p3

Resumo

Este estudo surgiu no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Leiria (Portugal), no ano letivo 2012/2013. Seguindo uma perspetiva qualitativa de investigação, procurámos avaliar o papel dos objetos de transição, no momento da sesta, para três crianças de 1 e 2 anos de idade, em contexto de creche. Identificando os objetos de transição das crianças A, B e X, observámos o seu momento de adormecer durante a sesta e a interação de cada criança com o(s) seus(s) objeto(s). Os dados recolhidos através da observação, permitiram-nos inferir que os objetos de transição transmitiram a estas crianças segurança e conforto, facilitando um momento de sesta tranquilo.

Biografia do Autor

Isabel Simões Dias, Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais

Docente na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (ESECS-IPL).

Coordenadora do Grupo Projeto Creche (ESECS-IPL)

Sónia Conceição, Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais

Educadora de Infância.

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Publicado

2014-08-25

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua