Compre, colecione e fique na moda: reflexões sobre o consumismo infantil e o brincar

Autores

  • Fernanda Theodoro Roveri Universidade Estadual de Campinas
  • Carmen Lúcia Soares Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2015n31p3

Resumo

Os brinquedos e outros artigos de consumo são dirigidos às crianças de modo a lhes sugerirem desejos de posse, distinção e pertencimento social. As propagandas costumam condicionar comportamentos ao estilo do produto, fazendo com que meninas e meninos permaneçam defrontes a um universo midiático coordenado por ídolos e estrelas da moda. Estes, ao veicularem mercadorias e estilos de vida, trazem indicativos de feminilidade e de masculinidade.  Este artigo elege a boneca Barbie para uma discussão sobre a infância, procurando refletir sobre os padrões de comportamento e de corpo ensinados às crianças. Busca-se, pois, discutir os ideais de consumo, beleza, feminilidade e prazer apresentados por esta boneca, um dos ícones da infância de garotas do mundo todo.

 

Biografia do Autor

Fernanda Theodoro Roveri, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Educação pela Unicamp e professora de educação infantil da rede municipal de Campinas-SP

Carmen Lúcia Soares, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Professora Livre Docente pela Unicamp, Bolsista de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - História da Educação (Campinas - São Paulo - Brasil). E-mail: carmenls@unicamp.br

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Publicado

2015-03-28

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua