Gênero na Educação Infantil: análise dos planejamentos e do PPP de um núcleo de educação infantil de Florianópolis
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2017v19n35p117Resumo
Neste artigo abordam-se as relações de gênero no campo da Educação Infantil. Inicialmente, realiza-se um estudo de caráter qualitativo, mais especificamente, uma pesquisa documental e bibliográfica. Em seguida, analisam-se os planejamentos de seis grupos da pré-escola e o Projeto Político-Pedagógico (PPP) de um núcleo de educação infantil de Florianópolis para entender como a temática de gênero é contemplada nos documentos oficiais da instituição. Os dados desta pesquisa apontam que só sete planejamentos concebem a equidade de gênero, considerando-se o número total de 57 planejamentos analisados. Dessa forma, identifica-se que tanto no PPP quanto nos planejamentos há a necessidade de se reconhecer e visibilizar a figura feminina, já que nas propostas pedagógicas a figura masculina é trabalhada e segue como referência. Nesta pesquisa constata-se que, para contemplar uma educação voltada para a equidade de gênero, é importante romper com os preconceitos, os papéis de gênero, os estereótipos sexuais, as práticas discriminatórias e a heteronormatividade na educação.
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