Indicativos da produção científica para a educação dos bebês e crianças bem pequenas no contexto da educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2017v19n36p397Resumo
O presente texto é resultado de uma pesquisa de mestrado, que teve como objetivo analisar os indicativos para a docência com bebês e crianças bem pequenas a partir da produção científica brasileira registrada no banco de teses e dissertações da CAPES (2008 – 2011). Realizou-se, assim, um mapeamento da produção nacional que tinham como foco de preocupação a educação das crianças de zero a três anos de idade no contexto da educação infantil, totalizando 48 trabalhos, dos quais 13 constituíram o corpus definitivo analisado. A partir do corpus, emergiram as seguintes categorias de análise: 1) Estudos sobre a especificidade docente; 2) Estudos sobre as práticas pedagógicas; 3) Estudos sobre o desenvolvimento infantil; 4) Estudos sobre a função social da creche e relações com a família. Como um dos resultados da pesquisa, e que aparece em todas as categorias, pode-se destacar a organização dos tempos e espaços como importante elemento que caracteriza a especificidade docente com essa faixa etária.Referências
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