Participação infantil e debate democrático: aproximações pelo campo da educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2017v19n36p361Resumo
Este estudo visa discutir como a temática da Democracia e seus princípios se apresentam no cenário acadêmico e político pedagógico da Educação Infantil a partir do contexto histórico e político-social brasileiro contemporâneo. Trata-se de uma discussão multidisciplinar, que se respalda teoricamente, principalmente, nos escritos de Peter Moss (2009, 2013), Jens Qvortrup (2010), Sarmento, Fernandes e Abrunhosa (2007) e Jan Masschelein e Maarten Simons (2014), para ressignificação das categorias, e para que o debate democrático estabeleça relações com cenário educacional de crianças de 0 a 6 anos de idade, a partir de algumas problematizações. Aborda-se a democratização da e na Educação Infantil, fazendo a diferenciação entre elas. Apontamos possibilidades para que as discussões avancem no sentido de democratizar a democracia com a Educação Infantil, e que essa garanta o protagonismo da participação infantil.
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