Participação infantil e debate democrático: aproximações pelo campo da educação infantil

Autores

  • Fabiana Oliveira Canavieira Departamento de Educação I, Universidade Federal do Maranhão (UFMA) http://orcid.org/0000-0003-1484-4549
  • Maria Carmen Silveira Barbosa Departamento de Estudos Especializados, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2017v19n36p361

Resumo

Este estudo visa discutir como a temática da Democracia e seus princípios se apresentam no cenário acadêmico e político pedagógico da Educação Infantil a partir do contexto histórico e político-social brasileiro contemporâneo. Trata-se de uma discussão multidisciplinar, que se respalda teoricamente, principalmente, nos escritos de Peter Moss (2009, 2013), Jens Qvortrup (2010), Sarmento, Fernandes e Abrunhosa (2007) e Jan Masschelein e Maarten Simons (2014), para ressignificação das categorias, e para que o debate democrático estabeleça relações com cenário educacional de crianças de 0 a 6 anos de idade, a partir de algumas problematizações. Aborda-se a democratização da e na Educação Infantil, fazendo a diferenciação entre elas. Apontamos possibilidades para que as discussões avancem no sentido de democratizar a democracia com a Educação Infantil, e que essa garanta o protagonismo da participação infantil.

Biografia do Autor

Fabiana Oliveira Canavieira, Departamento de Educação I, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Possui mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), onde atualmente é professora do Departamento de Educação I. Está fazendo doutorado em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Maria Carmen Silveira Barbosa, Departamento de Estudos Especializados, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

É doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mesma instituição onde se graduou em Pedagogia e atualmente é professora do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação.

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Publicado

2017-12-18