Experiências de cuidado de si, do outro e do ambiente nas múltiplas narrativas das crianças na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22n41p232Resumo
O objetivo desse trabalho é descrever as experiências de cuidado de si, do outro e do ambiente expressas pelas crianças em suas interações, brincadeiras e em suas múltiplas linguagens. Trata-se do relato de experiência de uma professora do grupo de crianças de dois a três anos em uma instituição de Educação Infantil, situada na grande São Paulo, que documentou falas, desenhos e cenas das crianças interagindo e brincando, analisando-as em parceria com uma especialista em cuidados na Educação Infantil, à luz de autores sócio-históricos e da Antropologia. Conclui-se que o processo de cuidado permeou todas as interações e brincadeiras, integrando diversos saberes.
Referências
ALMEIDA FILHO, Naomar. Transdisciplinaridade e Saúde Coletiva. Ciência e Saúde Coletiva, v 11,n1/2,1997.
BASTOS, Alice Beatriz Barretto Izique. Wallon e Vygotsky: psicologia e educação. São Paulo: Loyola, 2014.
BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ. [online]. 2002, n.19, pp.20-28. ISSN 1413-2478. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003. Acesso em: 01 fev.2020.
BRASIL. Ministério da Educação. A Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular. Base Curricular Nacional Comum. Brasília, 2018. Disponível em: www.basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 25 ago. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Parecer CNE/CEB nº 20/09). Secretaria de Educação Básica – Brasília: MEC, SEB, 2010. 36 p.: il. ISBN: 978-85-7783-048.
DAMASIO, Antonio. O mistério da consciência: do corpo e das emoções ao conhecimento de si. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
DIAS NETA, Anísia Gonçalves. O cuidado de si e a experiência: (re)existências na educação, Caderno Walter Benjamin, v.17, p. 94-110, 2016.
EDWARDS, Carolyn. ;et al. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na Educação da Primeira Infância. Porto Alegre: Artmed, 1999. 320p.
EDWARDS, Carolyn. ;et al. As cem linguagens da criança:a experiência de Reggio Emilia em transformação. Volume 2. Porto Alegre: Penso, 2016.
GALVÃO, Izabel. Henry Wallon, uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. 17 ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
GONZALEZ-MENA, Janet. O cuidado com bebês e crianças pequenas na creche: um currículo de educação e cuidados baseado nas relações qualificadas. 9 ed. Porto Alegre: AMGH, 2014.
HEVESI, Katalin. A Participação da Criança no Cuidado de seu Corpo. In: FALK, J. (org.). Educar os Três Primeiros Anos: A Experiência de Lóczy. Araraquara: JM, 2004.
HOUZEL, Suzana Herculano. O todo e as partes. Folha de S.Paulo [Internet]. 14 de maio de 2014. http://www1.folha.uol.com.br/colunas/suzanaherculanohouz el/2014/05/1460465-o-todo-e-as-partes.shtml. Acesso em: 17 de fevereiro de 2020.
IVIC, Ivan. Lev Semionovich Vygotsky. Trad. José Eustáquio Romão. Recife: Fundação Joaquim Nabuco; Editora Massangana, 2010. 140 p. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4685.pdf. Acesso em: 25 ago. 2019.
KRAMER, Sônia. Autoria e autorização: questões éticas na pesquisa com crianças. Cadernos de Pesquisa. Revista Quadrimestral – julho 2002, nº 116. São Paulo: FCC, 2002, p. 41-59. http://www.scielo.br/pdf/cp/n116/14398.pdf. Acesso em: 01 fev.2020.
LAMEIRÃO, Luiza; ECKSCHMIDT, Sandra. Bola e boneca. São Paulo: João de Barro, 2015.
MARANHÃO, Damaris.Gomes.; et al. Observar para integrar saúde e educação. Revista Veras, v.5, n.2, p. 133-147, julho/dezembro, 2015. Disponível em: www.veracruz.edu.br. Acesso em 25 ago. 2019.
MAUSS, Marcel. As técnicas do corpo. In: MAUSS, M. Sociologia e antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2003. p. 399-420.
OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos.;et al. O Trabalho do professor de Educação Infantil. 3 ed. São Paulo: Ed. Biruta, 2019.
WALLON, Henri. Psicologia e educação da criança. Lisboa: Veja, 1979.
WALLON, Henri. O papel do outro na consciência do eu. In: Werebe, M. J. G.; Nadel- Brulfert, J. Henry Wallon. São Paulo: Ática, 1986.
WINNICOTT, Donald Woods. Natureza humana. Rio de Janeiro: Imago, 1990.
VISSER, Margaret. O ritual do jantar. São Paulo: Editora Campus, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.