Crianças migrantes: algumas reflexões a partir de percursos italianos
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e72928Resumo
O artigo objetiva interrogar algumas questões educativas que hoje, diante de fenômenos e mudanças de amplitude mundial (a imigração, as desigualdades sociais ou as desigualdades na distribuição dos recursos, as mudanças climáticas), sinalizam para a crise do modelo de desenvolvimento ocidental e o perigo referente à própria sobrevivência, seja humana, seja ecológica. Os modelos e as categorias pedagógicas consolidadas no mundo ocidental, dentre os quais a ideia de "criança ativa" e de adulto empático revelam-se ineficazes e parciais diante do desafio imposto por novas visões educativas, e um papel mais ativo, transformador e responsável por parte das pessoas adultas. Para aprofundar estes temas responderam a um questionário mais de cem futuros/as educadores/as e professores/as, indagando suas ideias sobre "criança migrante" e as necessidades inerentes ao interior das turmas.
Referências
BASAGLIA, Franco. Conferenze brasiliane. Milano: Raffaello Cortina Editore, 2018.
BONDIOLI, Anna; SAVIO, Donatella. Educare l’infanzia. Temi chiave per i servizi
-6. Roma: Carocci Editore, 2018.
BRONFENBRENNER, Urie. Ecologia dello sviluppo umano. Bologna: Il Mulino, 1989.
BRUNER, Jerome. La mente a più dimensioni. Bari: Laterza, 2003.
FREIRE, Paulo. La pedagogia degli oppressi. Torino: Gruppo Abele, 2002.
GATTICO, Emilio; MANTOVANI, Susanna (Eds.). La ricerca sul campo in educazione.
I metodi quantitativi. Milano: Bruno Mondadori, 1998.
GRIGNOLI, Daniela; TRAMONTANO, Gianluca. Un'esperienza locale di inclusione scolastica di minori stranieri non accompagnati in Molise. Minori giustizia: rivista interdisciplinare di studi giuridici, psicologici, pedagogici e sociali sulla relazione fra minorenni e giustizia, 3, Milano: Franco Angeli, Milano 2019. Disponível em: http://digital.casalini.it.proxy.unimib.it/10.3280/MG2019-
DOI: 10.3280/MG2019-003015. Acesso em: 4 apr. 2020.
INFANTINO, Agnese. I bambini imparano. Milano: Guerini, 2019.
LIVERTA SEMPIO, Olga; MARCHETTI, Antonella. Prefazione. In: PIANTA, Robert. La
relazione bambino-insegnante. Milano: Raffaello Cortina Editore, 1999.
LORENZONI, Franco. I bambini ci guardano. Una esperienza educativa controvento. Palermo: Sellerio Editore, 2019.
LORENZONI, Franco. I bambini pensano grande. Cronaca di una avventura
pedagogica. Palermo: Sellerio Editore, 2017.
MICCO, Virginia de. Crescere Sulla Frontiera: Dal Trauma Alla Memoria in Bambini e Adolescenti Migranti. REMHU: Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana, v. 22, n. 42, 2014, p. 47–62. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edssci&AN=edssci.S1980.85852014000100004&lang=it&site=eds-live&scope=site. Acesso em: 4 apr. 2020.
MONTESSORI, Maria. La scoperta del bambino. Milano: Garzanti, 1999.
MORIN, Edgar. La testa ben fatta. Riforma dell’insegnamento e riforma del pensiero. Milano: Raffaello Cortina Editore, 2000.
PASTORI, Giulia. In ricerca. Prospettive e strumenti per educatori e insegnanti. Parma: Edizioni Junior-Spaggiari, 2017.
TOMASELLO, Michael. Le origini culturali della cognizione umana. Roma: Il Mulino, 2005.
TOMASELLO, Michael. Diventare umani. Milano: Raffaello Cortina Editore, 2019.
ZUCCOLI, Franca. “L'azione didattica”. In: NIGRIS, Elisabetta; TERUGGI, Lilia & ZUCCOLI, Franca (Eds.). Didattica generale. Milano: Pearson, 2016, p. 43-82.
Publicado
Edição
Seção
Licença
As pessoas autoras cedem à revista Zero-a-Seis os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
As pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
