Professores homens no nível inicial
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22n42p367Resumo
É apresentada uma série de observações e reflexões sobre a experiência de professores da educação infantil do sexo masculino na Argentina. O estudo que deu origem a este artigo teve como objetivo identificar e analisar as estratégias que permitem aos docentes iniciantes construir e sustentar um lugar legítimo para o exercício da sua profissão, face aos problemas que decorrem da sua condição de homem em. um espaço historicamente ocupado por mulheres. O estudo de referência, então, abre reflexões tanto no campo do gênero e masculinidades quanto no que se refere à definição do lugar do professor. Com base em entrevistas em profundidade com educadores da primeira infância, é enquadrado tanto nos chamados estudos de masculinidades quanto em um quadro conceitual pedagógico mais amplo.
Referências
BRAILOVSKY, Daniel. "Informe Nacional sobre Docentes para la Educación de la Primera Infancia: ARGENTINA". Proyecto Estrategia Regional Docente OREALC/UNESCO Santiago, 2015 (disponible en: http://ceppe.uc.cl/images/contenido/publicaciones/proyecto-estrategico-regional/2012/Informe-Primera-Infancia-ARGENTINA.pdf).
BERMÚDEZ, Mónica De Martino. Connel y el concepto de masculinidades hegemónicas: notas críticas desde la obra de Pierre Bourdieu. Revista Estudos Feministas, 21(1), 2013 (283-300).
CONNELL, Rowyn. Masculinities, Polity Press, Cambridge, UK, 1996.
MORGADE, Graciela. (comp.) Mujeres en la educación. Género y docencia en la Argentina 18701-1930. IICE (UBA) Miño y Dávila Editores. Buenos Aires, 1997.
SCHÖN, Donald. La formación de profesionales reflexivos: hacia un nuevo diseño de la enseñanza y el aprendizaje en las profesiones. Barcelona: Paidós, 1992.
SUMSION, Jennifer. Negotiating Otherness: a male early childhood educator’s gender positioning”, en International Journal of Early Years Education, Vol. 8, No. 2, 2000.
WAINEMAN, Catalina. La vida cotidiana en las nuevas familias. ¿Una revolución estancada?, Buenos Aires: Editorial Lumiere, 2005.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.