As possibilidades da brincadeira na integração das crianças com experiência migratória
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e73461Resumo
A presente entrevista foi realizada com o pedagogo lúdico Antonio Di Pietro, que pesquisa e trabalha com o tema do brincar na Itália. O tema, que orientou nossos questionamentos, foi: a brincadeira na integração das crianças com experiência migratória. O Professor apresentou a brincadeira como um importante recurso para aprender a língua; promover as relações entre crianças/crianças, crianças/adultos e profissionais da educação e famílias; valorizar a língua materna, considerando esta como a língua das emoções. Por fim, a brincadeira como dispositivo intercultural, considerando suas dimensões emocionais, relacionais e motivacionais.
Referências
BONDIOLI, Anna. Gioco e educazione. Milano: Franco Angeli, 1996.
Di PIETRO, Antonio. A più tardi. L'ambientamento in un nido multiculturale. In: Nidi d'infanzia – Giunti, 2019. Disponível em: https://bit.ly/2RzulXT. Acesso em: 30 mar. 2020.
Di PIETRO, Antonio. Attimi educanti. In: SILVIA, Clara (a cura di). Educazione e cura dell'infanzia nell'Unione Europea. Pisa: Edizioni ETS, 2016.
Di PIETRO, Antonio. Crescere nella continuità 0-6. In: “Nidi d'infanzia – Giunti” Disponível em:https://bit.ly/2rq6fBu. Acesso em: 30 mar. 2020.
Di PIETRO, Antonio. Giocare e pensare ai temi della vita. In: COLLACCHIONI, Luana; MANNUCCI, Andrea (a cura di). Emozioni, cura, riflessività. Valorizzare le differenze per promuovere la formazione di ognuno. Pisa: Edizioni ETS, 2012.
Di PIETRO, Antonio. Giochi dal mondo. Supplemento al n° 6 di “Scuola nell'infanzia”. Giunti Scuola, Firenze 2011.
Di PIETRO, Antonio. Giochi e intercultura (nella scuola dell'infanzia). Comune di Prato, 2014. Disponível em: https://bit.ly/2YeMpuw. Acesso em: 20 fev. 2020.
Di PIETRO, Antonio. Il teatro si fa gioco. In: STACCIOLI, Gianfranco (a cura di). Teatro in tasca. Itinerari nel Teatro mignon. Faenza: Kaleidos, 2019.
Di PIETRO, Antonio. La ludodiversità: diversi giochi di giochi diversi. In: IORI, Vanna. Animare l'educazione. Gioco, pittura, musica, danza, cinema, parole. Milano: Franco Angeli, 2012.
Di PIETRO, Antonio; FRANCESCHI, Luciano. Giocare ai tavolieri. Itinerari ludici nelle culture. Faenza: Kaleidos, 2009.
FAVARO, Graziella. Il valore della lingua madre. Per la giornata internazionale del 21 febbraio, Sesamo – Didattica interculturale, Giunti Scuola, 2019. Disponível em: https://bit.ly/3byEfko. Acesso em: 30 mar. 2020.
ONGINI, Vinicio. Grammatica dell'integrazione. Italiani e stranieri a scuola insieme. 2. ed. Bari-Roma: Laterza, 2019.
VYGOTSKIJ, Lev Semyonovich. Il ruolo del gioco nello sviluppo mentale del bambino. In: BRUNER, Jerome Seymour; Jolly Alison; SYLVA, Kathy (a cura di). Il gioco. Il gioco in un mondo di simboli, Vol. IV. Roma: Armando Editore, 1995.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
As pessoas autoras cedem à revista Zero-a-Seis os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
As pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.