Elementos constituintes da atividade do brincar: imaginação e imitação como síntese na ação da criança
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22n42p770Resumo
O presente artigo é parte de uma pesquisa sobre a importância da atividade do brincar para as crianças em idade pré-escolar. Nosso objetivo é apresentar elementos que justifiquem considerá-la como a atividade principal deste período de vida das crianças, bem como compreender o papel que a imaginação e a imitação têm nas ações realizadas durante a brincadeira. Para isso, inicialmente apresentamos o conceito de atividade e atividade principal, fundamentados nos estudos de Vigotski, Leontiev e Elkonin. Na sequência, discorremos como a imaginação e a imitação constituem uma unidade no momento da brincadeira, resultando, desse modo, na ação da criança durante a atividade. Ao final do texto, apresentamos nosso entendimento de que é por meio desta atividade que as crianças da pré-escola se apropriam das atividades tipicamente humanas e da cultura, representando nas brincadeiras de papéis sociais as relações sociais das quais participam, e colocando em ação os sentidos produzidos por meio das experiências que produzem o conteúdo da imaginação e imitação.
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