O lápis cor de pele e sofrimento racial na socialização das crianças e da negritude

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22n42p750

Palavras-chave:

Racismo, Colômbia, Infância, Cor de pele, Preconceitos, Estereótipos

Resumo

Em diferentes cenários, tem sido constante a ideia de que a Colômbia não é apenas um país multiétnico e multilíngue, mas também multirracial. As duas primeiras eliminatórias estão mais presentes na vida nacional, enquanto a imagem das várias raças representa, no melhor dos casos, um pânico social difícil de nomear, fácil de argumentar negando ou admitindo sua existência. Em particular, onde a revelação das cores da pele causa maior sensibilidade é na escola, pois esse avanço se soma à corrente de estudos que tratam das consequências da raça na vida de escolares. Para delimitar o escopo deste artigo, especifica-se que ele corresponde aos resultados preliminares de uma tese de doutorado em andamento cujo tema central é a identidade racial de meninos e meninas negros, para situar esse debate, questiona-se com que cores a infância pinta? da negritude, sua cor de pele e fenótipo? Em termos metodológicos, optou-se pelo método qualitativo que, por meio de oficinas de desenho do corpo, possibilitasse a participação protagonista das crianças, a fim de que, a partir dessas fontes, suscitasse novos questionamentos da criança negra, cujo conhecimento nos estudos da infância, continuam a se destacar por sua ausência. As respostas iniciais indicam que essas crianças não se pintam principalmente com outras cores além da pele ou rosa, tão comuns nas caixas de cores infantis, situação que corrobora achados de décadas atrás a respeito da consciência racial, o que mostra confusão por parte dos renascentes da negritude.

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Publicado

2020-08-08