Professores homens da Educação Infantil: narrativas e (des)encontros entre corpos, brincadeiras e cuidados
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22n42p605Resumo
As narrativas de professores homens da Educação Infantil sobre as imposições e expectativas conferidas a eles e às professoras mulheres no exercício da docência, nestes espaços públicos, educativos e coletivos, são o centro deste artigo. Produzidas por meio de entrevistas semiestruturadas e problematizadas à luz das pesquisas do campo da Educação Infantil e dos estudos sociais da infância, as narrativas revelam diferentes maneiras com que o sexismo e as discriminações de gênero podem impactar na atuação dos professores, como a necessidade de legitimar continuamente suas capacidades profissionais e a vigilância e/ou negação da dimensão do cuidado. Além disso, os professores entrevistados revelam e reconhecem promover e provocar corporalmente diferentes experiências e brincadeiras junto às crianças, contribuindo para ampliação das reflexões sobre a dimensão brincalhona na docência, para a valorização e reconhecimento dos professores e para uma Pedagogia da Educação Infantil em que cuidar e educar de meninas e meninos pequenos seja indissociável para professores e professoras.
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