Relatos de experiências de jovens universitários no PIBID: reflexões acerca da educação física na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e76009

Resumo

Este relato de experiência tem por objetivo analisar os resultados do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/ Pibid Interdisciplinar que se desenvolveu na área da Educação Infantil em Unidades de Educação Infantis Municipais (CEIM), da Prefeitura Municipal de Biguaçu/ SC. O relato agrega ações curriculares acerca da educação infantil culturas infantis, identidade docente, formação acadêmica e profissional e reflete o papel da práxis a fim de reinventá-la, sempre que possível, de forma que seu olhar não seja único ou imutável. A partir da análise das intervenções dos bolsistas dos cursos de Educação Física e Pedagogia da UNIVALI, em contextos de intervenção profissional na Educação Infantil, foi possível propiciar uma aproximação de acadêmico/as no contexto de sua atuação profissional e os saberes necessários que devem ser mobilizados no cotidiano de ser professor/a. Dentre estes saberes, fez-se necessário considerar os aportes sociológicos sobre infâncias, crianças e culturas infantis com base na Sociologia da Infância. A metodologia foi construída a partir dos relatórios desenvolvidos pelos/as acadêmico/as em seus diários de campo.

Biografia do Autor

Gabriel de Aguiar Antunes, Universidade do Vale do Itajaí

Possui graduação em Educação Física licenciatura pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2013) e mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2015). Tem experiência na área de Educação Física escolar em escolas e unidades de educação infantil da prefeitura de Florianópolis. Atua como docente nos cursos de Educação Física e Pedagogia da Univali, bem como na orientação de estágios na graduação de Educação Física. Atuando também como professor de educação física infantil na prefeitura de Florianópolis. Desenvolve trabalhos de extensão e pesquisa com os seguintes temas: idosos, saúde, atividade física, educação física infantil, escolar e formação de professores. E é responsável pelo projeto de extensão práticas formativas na escola e comunidade, no município de Biguaçu que desenvolve uma brinquedoteca universitária que atende crianças indígenas oriundas da comunidade.

Letícia Alves , Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Graduação em educação física. Universidade do Vale do Itajaí. Itajaí, SC, Brasil

Tânia Regina Raitz , Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Possui graduação em Ciencias Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986), mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). É técnico de atividades especiais - Sistema Nacional de Emprego - SINE/SC e professora nos cursos de graduação e do Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. É líder do grupo de pesquisa Educação e Trabalho no Mestrado em Educação da Univali. Desenvolveu estudos pós-doutorais na Universidade de Barcelona, na cidade de Barcelona-Espanha. Tem experiência na área de Sociologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e trabalho; identidade e trabalho; trajetórias profissionais e sentidos do trabalho e da educação; juventude, educação e trabalho; jovens e educação profissional; jovens e escolha profissional; orientação profissional ou vocacional; identidade e memória; identidades profissionais e trabalho; experiências com o desemprego juvenil; práticas educativas e trabalho docente; Trabalho e saúde do trabalhador docente; formação profissional e organizações educativas; transições acadêmicas e laboriais. 

Ana Claudia Delfini Oliveira, Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Doutora em Sociologia Política. Universidade do Vale do Itajaí. Itajaí, SC, Brasil

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Publicado

2021-11-09