Relatos de experiências de jovens universitários no PIBID: reflexões acerca da educação física na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e76009Resumo
Este relato de experiência tem por objetivo analisar os resultados do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/ Pibid Interdisciplinar que se desenvolveu na área da Educação Infantil em Unidades de Educação Infantis Municipais (CEIM), da Prefeitura Municipal de Biguaçu/ SC. O relato agrega ações curriculares acerca da educação infantil culturas infantis, identidade docente, formação acadêmica e profissional e reflete o papel da práxis a fim de reinventá-la, sempre que possível, de forma que seu olhar não seja único ou imutável. A partir da análise das intervenções dos bolsistas dos cursos de Educação Física e Pedagogia da UNIVALI, em contextos de intervenção profissional na Educação Infantil, foi possível propiciar uma aproximação de acadêmico/as no contexto de sua atuação profissional e os saberes necessários que devem ser mobilizados no cotidiano de ser professor/a. Dentre estes saberes, fez-se necessário considerar os aportes sociológicos sobre infâncias, crianças e culturas infantis com base na Sociologia da Infância. A metodologia foi construída a partir dos relatórios desenvolvidos pelos/as acadêmico/as em seus diários de campo.
Referências
BERTOLLETI, Vanessa Alves. A arte de construir brinquedos com materiais reutilizáveis. In: IX Congresso Nacional de Educação- EDUCERE III encontro sul brasileiro de Psicopedagogia. Curitiba-PR, 2009. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4184244/mod_resource/content/1/texto%20construindo%20brinquedos%20com%20sucata.pdf
BRASIL, Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da educação nacional. Legislação, Brasília, DF, dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm.
BRASIL, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Parecer homologado pelo despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 9/12/2010, disponível em: http://ndi.ufsc.br/files/2012/02/Diretrizes-Curriculares-para-a-E-I.pdf
BRASIL, Programa institucional de iniciação à docência na educação básica (PIBID). Fundação CAPES - Ministério da Educação. Disponivel em: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/pibid. Acesso em 20/10/2019.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf
BRUNELLO, Maria Inês Britto; MURASAKI, Aryel Ken Murasaki; NÓBREGA, Jéssica Bortolato Gomes da. Oficina de construção de jogos e brinquedos de sucata: ampliando espaços de aprendizado, criação e convivência para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, v. 21, n. 1, p. 98-103, 2010.
BUSS-SIMÃO, Márcia; ROCHA, Eloisa Acires Candal; SABBAG, Samantha. Educação infantil pós-LDB: configurações recentes das redes municipais em Santa Catarina. POIÉSIS - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (Unisul), v. 11, p. 112-140, 2017.
CORSI, Adriana Maria. Dificuldades de professoras iniciantes e condições de trabalho nas escolas. In: LIMA, E. F (Org.) Sobrevivências: no início da docência. Brasília: Líber Livro, 2006. p. 53-66.
COUTINHO, Angela Scalabrin. Qualidade da educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem. 1. ed. Curitiba: Appris, 2015. 154p.
FARIAS, Gelcemar de Oliveira. Carreira docente em educação física: uma abordagem na construção da trajetória profissional do professor. Tese (doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Centro de Desportos, Programa de Pós-graduação em Educação Física, Florianópolis, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/94503
FERNANDES, Odara de Sá; ELALI, Gleice Azambuja. Reflexões sobre o comportamento infantil em um pátio escolar: O que aprendemos observando as atividades das crianças. Revista Paidéia. v.18, n. 39, p.41-52, Natal, 2008.
FLORES, Maria Luiza Rodrigues; TIRIBA, Lea. A educação infantil no contexto da Base Nacional Commum Curricular: em defesa das crianças como seres da natureza, herdeiras das tradições culturais brasileiras. Debates em Educação, Maceió, vol. 8, nº 16, jul, / dez. 2016.
GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. – Novo Hamburgo - Rio Grande do Sul – Brasil: Feevale, 2003. Disponível em http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/boniteza.pdf. Acesso em 10 de novembro de 2014.
GONCALVES, Daienne. RICHTER, Ana Cristina; BASSANI, Jaison. José. História(s) da docência na Educação Física da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 39, p. 362-370, 2017.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida, Jogos, brinquedos e brincadeiras no Brasil. Espacios en Blanco. Serie Indagaciones, v. 24, p. 81-106, 2011.
MELLER, Vanderléia Anne. Corpo arte na Educação Física: a expressão do movimento do ser' 19/10/2018 337 f. Doutorado em Educação. Instituição de Ensino: Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí Biblioteca Depositária: UNIVALI. https://www.univali.br/Lists/TrabalhosDoutorado/Attachments/215/Vanderlea%20Ana%20Meller.pdf
MELUCCI, Alberto. Conclusões: métodos qualitativos e pesquisa reflexiva. In: MELUCCI, Alberto (Org.). Por uma sociologia reflexiva: pesquisa qualitativa e cultura. Petrópolis: Vozes, 315-338. 2005.
MEZZARI, Janair; GARBIN, nelve Maria Favaretto; WENDHAUSEN, Adriane Maria Pereira. Educação Física na Educação Infantil e suas diferentes abordagens: em busca de pistas bibliográficas. Motrivivência, Florianópolis, n. 29, p. 29-54, ago. 2009.
NASCIMENTO, Juarez Vieira. Formação Inicial Universitária em Educação Física e Desportos: uma abordagem sobre o ambiente percebido e a auto-percepção de competência profissional de formandos brasileiros e portugueses. (Tese de doutorado) Universidade do Porto, Faculdade de desportos e educação física, 1998. http://cev.org.br/arquivo/biblioteca/4033548.pdf
OFFIAL, Patrícia Cesário Pereira. Escola da Ponte: caminhos para uma educação estética. In: Cultura, Escola e Formação Criadora: formação estética e saberes sensíveis: Editora UNIVILLE, p. 206-214. 2015.
OLIVEIRA, Ana Claudia Delfini Capistrano. Estudos sociológicos sobre infância no Brasil: Crianças sem gênero? Tese de doutorado. Doutorado em Sociologia Política - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, 2011. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95709
PIRES, Veruska; NASCIMENTO, Juarez do Vieira; FARIAS, Gelcemar de Oliveira; SUZUKI, Charlene Cristina Martins. Identidade docente e educação física: um estudo de revisão sistemática. Revista Portuguesa de Educação, 2017, 30 (1), pp. 35 -60.
PIZZO, Silvia Vilhena. Recordando e revivendo o início da docência no final da carreira. In: LIMA, E. F. (Org.) Sobrevivências: no início da docência. Brasília: Líber Livro, p. 77-90. 2006.
ROCHA, Gisele Antunes. E agora... cadê os dragões? Uma pedagoga, mestre e doutora em Educação, vai aprendendo a ensinar no exercício da profissão. In: LIMA, E. F. (Org.) Sobrevivências: no início da docência. Brasília: Líber Livro, p. 67-76. 2006.
SANTANA, Djanira RibeiroA função da mulher na educação infantil: mãe ou professora? In: IX seminário nacional de estudos e pesquisas “história, sociedade e educação no Brasil”. UFP, 2012. http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/seminario/seminario9/PDFs/4.20.pdf
SARMENTO, Manuek Jacinto. Infância, exclusão social e educação como utopia realizável. Revista Educação e Sociedade, ano XXIII, n.78, abril/2002, pp.265-283. 2002.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 10 ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2010.
VAZ, Giovana Vila. A criança como foco do planejamento na educação infantil: concepções de professoras. Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação Programa de Pós-Graduação em educação. (especialização) – Universidade Federal de Santa Maria, centro de educação, curso de especialização em educação infantil, RS 2013. https://repositorio.ufsm.br/handle/1/593
TIRIBA, Lea. Crianças da Natureza. In Consulta Pública, Ministério da Educação e do Desporto. Coordenadoria de Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.