Reports of experiences of university students in Pibid: reflections about physical education in infantile education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e76009

Abstract

This experience report aims to analyze the results of the Institutional Scholarship Program for Initiation to Teaching / Interdisciplinary Pibid that was developed in the area of ??Early Childhood Education in Municipal Early Childhood Education Units (CEIM), of the Municipality of Biguaçu / SC. The report aggregates curricular actions about child education, children's cultures, teacher identity, academic and professional training and reflects the role of praxis in order to reinvent it, whenever possible, so that its view is not unique or immutable. From the analysis of the interventions of the scholarship holders of Physical Education and Pedagogy courses at UNIVALI, in contexts of professional intervention in Early Childhood Education, it was possible to foster the approach of academics in the context of their professional performance and the necessary knowledge that must be mobilized in the daily life of being a teacher. Among this knowledge, it was necessary to consider the sociological contributions on childhoods, children and children's cultures based on the Sociology of Childhood. The methodology was built from the reports developed by the academics in their field diaries.

Author Biographies

Gabriel de Aguiar Antunes, Universidade do Vale do Itajaí

Possui graduação em Educação Física licenciatura pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2013) e mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2015). Tem experiência na área de Educação Física escolar em escolas e unidades de educação infantil da prefeitura de Florianópolis. Atua como docente nos cursos de Educação Física e Pedagogia da Univali, bem como na orientação de estágios na graduação de Educação Física. Atuando também como professor de educação física infantil na prefeitura de Florianópolis. Desenvolve trabalhos de extensão e pesquisa com os seguintes temas: idosos, saúde, atividade física, educação física infantil, escolar e formação de professores. E é responsável pelo projeto de extensão práticas formativas na escola e comunidade, no município de Biguaçu que desenvolve uma brinquedoteca universitária que atende crianças indígenas oriundas da comunidade.

Letícia Alves , Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Graduação em educação física. Universidade do Vale do Itajaí. Itajaí, SC, Brasil

Tânia Regina Raitz , Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Possui graduação em Ciencias Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986), mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). É técnico de atividades especiais - Sistema Nacional de Emprego - SINE/SC e professora nos cursos de graduação e do Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. É líder do grupo de pesquisa Educação e Trabalho no Mestrado em Educação da Univali. Desenvolveu estudos pós-doutorais na Universidade de Barcelona, na cidade de Barcelona-Espanha. Tem experiência na área de Sociologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e trabalho; identidade e trabalho; trajetórias profissionais e sentidos do trabalho e da educação; juventude, educação e trabalho; jovens e educação profissional; jovens e escolha profissional; orientação profissional ou vocacional; identidade e memória; identidades profissionais e trabalho; experiências com o desemprego juvenil; práticas educativas e trabalho docente; Trabalho e saúde do trabalhador docente; formação profissional e organizações educativas; transições acadêmicas e laboriais. 

Ana Claudia Delfini Oliveira, Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Doutora em Sociologia Política. Universidade do Vale do Itajaí. Itajaí, SC, Brasil

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Published

2021-11-09