“Eu acho estranho!” Compreensões da presença de profissionais homens em contextos interculturais da Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22n42p409Resumo
Este artigo apresenta os resultados parciais de uma pesquisa mais ampla que visou investigar as compreensões da prática pedagógica em educação infantil (EI) a partir de videogravação. A referida pesquisa utiliza o método Sophos que combina a apresentação de filmes do cotidiano da EI de contextos contrastantes e sua discussão em grupos focais (GF), formados de pessoas ligadas ao campo de investigação. O estudo se inspira na pesquisa de Jensen e envolveu a edição de dois filmes do cotidiano da educação infantil, no Brasil e na Dinamarca, e sua exibição a vários GF. Para este artigo, foram alvo de análise, à luz das teorias de gênero, as compreensões da presença de profissionais homens, a partir das discussões ocorridas em sete GF realizados no estado de Alagoas. Os resultados indicam que a presença masculina na EI ainda provoca reações de estranhamento, revelando poder do método ao colocar em confronto experiências distintas, familiar (brasileira) e estrangeira (dinamarquesa).
Referências
AGUIAR JÚNIOR, Josoé Durval. Professores de bebês: elementos para compreensão da docência masculina na educação infantil. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política e Sociedade). São Paulo: PUCSP, 2017.
AMORIM, Luciano. Materna-idades: trajetórias femininas e pedagogias de um currículo marginal na periferia de Maceió – AL. Dissertação (Mestrado em Educação). Maceió: UFAL, 2018.
ARAÚJO, Messias Pereira; HAMMES, Care Cristiane. A androfobia na educação infantil. Interfaces da Educação, Paranaíba, v. 3, n. 7, p. 5-20, 2012.
BENTO, Berenice. Na escola se aprende que a diferença faz a diferença. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 19, n. 2, maio-ago, 2011, p. 549-559. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0104-026X2011000200016> Acessado em: 20/07/2020.
BONIFÁCIO, Gabriel Hengstemberg. A profissionalização do docente masculino da Educação Infantil: inserção, estabilidade e atravessamentos. Dissertação, (Mestrado em Educação). Universidade Federal de São Carlos: Campus Sorocaba, 2019.
BROSTRÖM, Stig. et al. Preschool teachers’ views on children's learning: an international perspective. Early Child Development and Care, v. 185, n. 5, 2015, 824–847. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/03004430.2014.958483> Acessado em: 20/07/2020.
CAMERON, Claire.; MOSS, Peter. Care Work in Europe. Current understandings and future directions. Londres; Nova Iorque: Routledge, 2007.
FBSP. Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Violência Doméstica durante a Pandemia de Covid-19 . Nota técnica. Abril, 2020.
GONÇALVES, Josiane Peres; FARIA, Adriana Horta de; REIS, Maria das Graças Fernandes de Amorim dos. Olhares de professores homens de Educação Infantil: conquistas e preconceitos. Perspectiva, Florianópolis, v. 34, n. 3, p. 988-1014, fev. 2017.
HADDAD, Lenira. Compreensões de práticas pedagógicas em educação infantil: olhares sobre o ambiente de um centro infantil de idades integradas na Dinamarca. Educação Unisinos (ONLINE), v. 24, p. 1-16, 2020. Disponível em:
https:// doi: 10.4013/Edu. 2020.241.11
HADDAD, Lenira. O uso de filmes para obter compreensões sobre a prática pedagógica em educação infantil: duas abordagens metodológicas. EccoS – Revista Científica, São Paulo, n. 50, e14016, jul./set. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.5585/EccoS. n50.14016.
HADDAD, Lenira. Compreensões da prática pedagógica de educação infantil: observações de segunda ordem a partir de videogravação. Maceió, UFAL, 2018. (Relatório de pesquisa)
HADDAD, Lenira. A creche em busca de identidade. 4. ed. Curitiba: CRV, 2016. 226p.
HADDAD, Lenira. Ecologia do Atendimento Infantil: construindo um modelo de sistema unificado de cuidado e educação. 1997. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997.
HADDAD, Lenira; JENSEN, Jytte Juul. Um dia em uma instituição dinamarquesa de educação infantil de idades integradas. Maceió, Edufal, 2017. Filme (30 min).
HANSEN, Helle Krogh.; JENSEN, Jytte Juul. A study of understandings in care and pedagogical practice: experiences using the Sophos model in cross national studies. Londres, 2004.
HERRERA, Florencia. La otra mamá: madres no biológicas em la pareja lésbica. In: GROSSI, Miriam Pillar; UZIEL, Anna Paula; MELLO, Luiz. Conjugalidades, parentalidades e identidades lésbicas, gays e travestis. Rio de Janeiro, Editora Garamond, 2007. p. 213-232.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/al.html> Acessado em: 22/07/2020.
INEP. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXIERA. Sinopse Estatística da Educação Básica 2019. Brasília: Inep, 2020. Dísponível em: <http://portal.inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica>. Acessado em: 27/07/2020.
IPEA, Instituto de Pesquisa e Economia Aplicada. Atlas da Violência, 2019. Disponível em <https://www.ipea.gov.br/atlasviolencia/download/19/atlas-da-violencia-2019> Acessado em: 20/07/2020.
JENSEN, Jytte Juul; HADDAD, Lenira. O programa de formação de pedagogos na Dinamarca: especialização em pedagogia da primeira infância. Poiésis. Unisul, Tubarão, v. 12, n. 21, p. 9-31, jan-jun, 2018. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v12e2120189-31> Acessado em: 22/07/2020.
JENSEN, Jytte Juul. A Danish Perspective on Issues in Early Childhood Education and Care Policy. In: L. Miller et.al. Sage Handbook of Early Childhood. Sage: London, 2017. p. 71-86.
JENSEN, Jytte Juul. Understandings of Danish pedagogical practice. In: CAMERON, Claire.; MOSS, Peter. Social pedagogy and working with children and young people. Londres; Filadélfia: Jessica Kingsley, 2011, p. 141-157.
JENSEN, Jytte Juul. Men as worker in childcare services: A Discussion Paper. London, European Comission Network on Childcare, 1996. 56p.
JENSEN, Jytte Juul. Men as worker in childcare services. In: C. Owen, C. Cameron & P. Moss (Eds). Men as workers in services for young children: issues of gender workforce (London, Institute of Education), 1988. p. 118–136.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, história e educação: construção e desconstrução. Educação & Realidade. v. 20, n. 2, jul-dez, 1995, p. 101-132. Disponível em: < https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/71722> Acessado em: 20/07/2020.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 10. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
LOURO, Guacira Lopes. (org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
MISKOLCI, Richard. Teoria Queer: um aprendizado pelas diferenças. Belo Horizonte: Autêntica Editora; UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto, 2012.
PEETERS, Jan; ROHRMANN, Tim; EMILSEN, Kari. Gender balance in ECEC: why is there so little progress? European Early Childhood Education Research Journal. V.23, n. 3, 2015, p. 302-314. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/1350293X.2015.1043805> Acessado em: 22.07.2020.
PNAD. PESQUISA NACIONAL POR AMOSTRA DE DOMICÍLIOS CONTÍNUA (), 2019. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101657_informativo.pdf> Acessado em: 22.07.2020.
RAMOS, Joaquim. Um estudo sobre os professores homens da educação infantil e as relações de gênero na Rede Municipal de Belo Horizonte – MG. 2011. 139 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Minas Gerais, 2011.
ROHRMANN, Tim. Men as promoters of change in ECEC? An international overview. Early Years, 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/09575146.2019.1626807> Acessado em: 22/07/2020.
SACUR, Claudia Denise; HADDAD, Lenira; AMORIM, Luciano. Incômodo e desconforto com a presença masculina no ambiente de educação infantil: um estudo acerca das compreensões da prática pedagógica por profissionais de educação infantil e estudantes de pedagogia de Alagoas. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
SAFFIOTI, Heleieth. Gênero, patriarcado, violência. 2ª ed. - São Paulo: Expressão Popular, 2015.
SCHREYER, Inge; OBERHUEMER, Pamela. Denmark – Key Contextual Data. In: Workforce Profiles in Systems of Early Childhood Education and Care in Europe, 2017.
SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade. V. 29, n.2, p. 71-99, jul./dez., 1995. Disponível em: < https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71721> Acessado em: 20/07/2020.
TOBIN, Joseph. The disappearance of the body in early childhood education. In: BRESLER, L. (ed.). Knowing bodies, moving minds: towards embodied teaching and learning. Landscapes: The Arts, Aesthetics, and Education, 2004.
TOBIN, Joseph; HSUEH, Yeh. The Poetics and Pleasures of Video Ethnography of Education. In: GOLDMAN, R. (Ed). Video Research in the Learning Sciences. NY: Lawrence Erlbaum Associates. 2007. p. 77–92
TOBIN, Joseph J.; WU, David Y. H.; DAVIDSON, Dana H. Educação Infantil em três culturas. São Paulo, Phorte Editora, 2008.
VANDENBROECK, Michel and PEETERS, Jan. Gender and professionalism: a critical analysis of overt and covert curricula. Early Child Development and Care, Vol. 178, No. 7&8, October–December 2008, pp. 703–715
WINTHER-LINDQVIST, Ditte; SVINTH, Lone. Early Childhood Education and Care (ECEC) in Denmark. 2018. Disponível em https://www.oxfordbibliographies.com/view/document/obo-9780199756810/obo-9780199756810-0093.xml. Acesso em 20.08.2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
As pessoas autoras cedem à revista Zero-a-Seis os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
As pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.