“Eu acho estranho!” Compreensões da presença de profissionais homens em contextos interculturais da Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22n42p409

Resumo

Este artigo apresenta os resultados parciais de uma pesquisa mais ampla que visou investigar as compreensões da prática pedagógica em educação infantil (EI) a partir de videogravação. A referida pesquisa utiliza o método Sophos que combina a apresentação de filmes do cotidiano da EI de contextos contrastantes e sua discussão em grupos focais (GF), formados de pessoas ligadas ao campo de investigação. O estudo se inspira na pesquisa de Jensen e envolveu a edição de dois filmes do cotidiano da educação infantil, no Brasil e na Dinamarca, e sua exibição a vários GF. Para este artigo, foram alvo de análise, à luz das teorias de gênero, as compreensões da presença de profissionais homens, a partir das discussões ocorridas em sete GF realizados no estado de Alagoas. Os resultados indicam que a presença masculina na EI ainda provoca reações de estranhamento, revelando poder do método ao colocar em confronto experiências distintas, familiar (brasileira) e estrangeira (dinamarquesa).

Biografia do Autor

Lenira Haddad, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió, Alagoas

Pós-doutorado em Psicologia Social no Laboratório de Psicologia Social da Universidade Aix-Marseille, França (2011), Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da USP (1997), Mestrado em Psicologia Escolar pelo Instituto de Psicologia da USP (1989), Especialização na abordagem educativa High/Scope pela High/Scope Educational Research Foundation (1992), graduação em Psicologia pela FFCL-USP Ribeirão Preto (1979). É professora associada da Universidade Federal de Alagoas, pesquisadora associada do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade ? Educação (CIERS-ed) da Fundação Carlos Chagas, membro do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. Professora e orientadora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFAL e líder do Grupo de Pesquisa "Educação Infantil e Desenvolvimento Humano". Especialista em educação infantil, atua em uma ampla gama de interesses tais como: políticas integradas de cuidado e educação infantil, representações sociais, abordagens curriculares (High/Scope, Reggio Emilia, pedagogia dos países escandinavos, Movimento da Escola Moderna Português), profissionalismo e formação do/a profissional da educação infantil, pesquisa com crianças e cultura de pares. Desde 2018 coordena o Programa de pesquisa e extensão "A criança, a cidade e o patrimônio: saberes e fazeres das comunidades penedense e eborense em parceria com a Universidade de Évora e a Prefeitura do município de Penedo.

Claudia Denise Sacur Marques, Universidade Federal de Alagoas

Graduada no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas. Pós-graduanda no curso de neuropedagogia na Faculdade da Cidade de Maceió UNIP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Musical

Luciano Henrique da Silva Amorim, Universidade Federal de Alagoas

Doutoramento em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE da Univerdade Federal de Alagoas - Ufal. Mestre em Educação (2018) pelo PPGE - Ufal e Pedagogo licenciado (2015) pelo Centro de Educação -CEDU/Ufal. Atua como pesquisador no Grupo de Pesquisa Juventudes, Culturas e Formação - CNPq/UFAL, no qual desenvolve estudos sobre memórias, poder, gênero, corpo e lutas sociais. Membro dos Grupos de Pequisa Currículo, Atividade Docente e Subjetividades - CNPq e do GP Trabalho, Estado, Sociedade e Educação - TESE/UFAL, pelo qual, recebeu a Excelência Acadêmica (2014). Tem como áreas de interesse: currículo, luta de classes, Educação na América Latina, gênero, lutas sociais e pedagogias subversivas. Foi professor das Séries Iniciais do Município de Maceió e do Estado de Alagoas entre os anos de 2013- 2014. Coordenou o setor de Educação Infantil do Projeto de Apoio a Meninos e Meninas de Rua de Maceió - Erê entre os anos de 2015-2017. Atualmente é Professor Adjunto A no Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas - UFAL na área de Política Educacional e Formação de Professores.

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Publicado

2020-09-01