Retratos da pandemia no bairro da levada: infância e crise em um “bairro de periferia”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22nespp1465

Resumo

A partir da atuação em ações de solidariedade da Casa do Congresso do Povo no bairro da Levada, Maceió-AL, me interessei pelos modos de vivenciar a infância de crianças da comunidade. O bairro, situado entre os canais da Lagoa Mundaú e o Centro histórico da capital Alagoana, possui um dos menores índices de desenvolvimento humano do estado e é marcado por processos de degradação infraestrutural e zoneamento de desprestígio moral. A disseminação do vírus vem intensificando situações de vulnerabilidade cotidiana dessa população como o desemprego, a fome e a paralisação das escolas públicas. As crianças têm permanecido mais no espaço da casa e da rua. Os relatos e registros compartilhados, são frutos dessa imersão onde tenho buscado encontrar as crianças que povoam esse bairro e observado como suas infâncias têm sido produzidas e reinventadas no contexto de crise que vivemos. De modo que este ensaio tem como objetivo retratar a vivência de crianças moradoras de um “bairro de periferia” durante o período de pandemia do covid-19.

Biografia do Autor

Alana Barros Santos, Universidade Federal de Alagoas

Mestranda em Sociologia na Universidade Federal de Alagoas 

Referências

COHN, Clarice. Concepções de infância e infâncias. Um estado da arte da antropologia da criança no Brasil. Civitas-Revista de Ciências Sociais, v. 13, n. 2, 2013.

RECHENBERG, Fernanda. Imagens e trajetos revelados: estudo antropológico sobre fotografia, memória e a circulação das imagens junto a famílias negras em Porto Alegre. Tese de doutorado – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-graduação em Antropologia Social. Porto Alegre, 2012.

BEGNAMI, Patrícia dos Santos. Crianças: os sujeitos das pesquisas antropológicas. Revista UNAR, v. 4, n. 1, 2010.

Downloads

Publicado

2020-12-28