O ano que não tem fim: as crianças e suas infâncias em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22nespp1177

Resumo

Foi pensando nas muitas possibilidades de viver esses outros tempos em tempos de pandemia, que surgiram várias indagações: Se as crianças não estão nas instituições de educação infantil, onde estão? Com quem? O que estão fazendo? Como estão brincando? Como estão reinventando os modos de vida em tempos de isolamento social? A partir desses questionamentos o grupo de estudos e pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis (GEPPECI) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) iniciou uma sequência de lives no seu instagram, que culminou num webnário e se materializa na proposta deste dossiê. Na tentativa de conhecer um pouco como as diversas crianças estão vivendo as suas infâncias em tempos de pandemia, convidamos várias/os pesquisadoras/es de diferentes regiões do Brasil para contribuir com esse debate. Reunimos aqui 10 artigos que trazem um pouco a multiplicidade de experiências vivenciadas pelas infâncias brasileiras, portuguesa e italiana e que que ajudam a descolonizar a concepção universal e abstrata de criança. Gostaríamos que este dossiê contribuisse para descolonizar o olhar para as diversas crianças brasileiras que vivem suas experiências em diferentes cantos desse país, mas que sofrem também as crueldades desse sistema e dessa necropolítica (MBEMBE, 2018), reagindo, subvertendo, (re)criando outras possibilidades de existências e de educação.

 

Biografia do Autor

Solange Estanislau dos Santos, Instituto Federal de São Paulo

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2014); Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP (2006) e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2003). Atualmente é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis (GEPPECI-UFAL); do Grupo de Pesquisa: GEPEDISC-linha Culturas Infantis (FE/UNICAMP) e apoiadora do Fórum Paulista de Educação Infantil (FPEI). Trabalhou como professora Adjunta do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas e foi vice-coordenadora do Setor de Estudos em Educação Infantil. Desenvolve pesquisas nas seguintes temáticas: educação infantil,crianças, infâncias, discursos, culturas infantis, Sociologia da Infância, Pedagogia da Infância, diferenças, imagens, formação docente, políticas públicas.

Marina Rebeca Saraiva, Universidade Federal de Alagoas

Doutorado em Antropologia Social

 

Referências

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Publicado

2020-12-28