O ano que não tem fim: as crianças e suas infâncias em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22nespp1177Resumo
Foi pensando nas muitas possibilidades de viver esses outros tempos em tempos de pandemia, que surgiram várias indagações: Se as crianças não estão nas instituições de educação infantil, onde estão? Com quem? O que estão fazendo? Como estão brincando? Como estão reinventando os modos de vida em tempos de isolamento social? A partir desses questionamentos o grupo de estudos e pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis (GEPPECI) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) iniciou uma sequência de lives no seu instagram, que culminou num webnário e se materializa na proposta deste dossiê. Na tentativa de conhecer um pouco como as diversas crianças estão vivendo as suas infâncias em tempos de pandemia, convidamos várias/os pesquisadoras/es de diferentes regiões do Brasil para contribuir com esse debate. Reunimos aqui 10 artigos que trazem um pouco a multiplicidade de experiências vivenciadas pelas infâncias brasileiras, portuguesa e italiana e que que ajudam a descolonizar a concepção universal e abstrata de criança. Gostaríamos que este dossiê contribuisse para descolonizar o olhar para as diversas crianças brasileiras que vivem suas experiências em diferentes cantos desse país, mas que sofrem também as crueldades desse sistema e dessa necropolítica (MBEMBE, 2018), reagindo, subvertendo, (re)criando outras possibilidades de existências e de educação.
Referências
AMARELO – É tudo pra ontem. Intépretes: Emicida, Pablo Vittar e Majur. Compositores: Emicida et al . In: AmarElo . São Paulo: Gravadora: Sony Music Entertainment / Laboratório Fantasma, 2019. Álbum, faixa 10. (8min53s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=uJcjV6g5mV8&list=PL_N6VL1gm0aLlr0HQ6yl2lRXdSfuxMt-s&index=9. Acesso em: 10 dez.2020.
ARROYO, Miguel. Vidas ameaçadas: exigências- respostas éticas da educação e da docência. Petropólis,RJ: Vozes, 2019.
FARIA, Ana Lúcia Goulart de. Erguer a voz! As vozes de bebês e crianças em diálogo com a Pedagogia da Infância. 20/08/2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=34C_xayDAFw . Acesso em: 9 dez. 2020.
GOBBI, Márcia Aparecida. Pesquisas com/sobre crianças em tempos de pandemia. 2020. Vídeo (2h15min49s) In: II Seminário do GEPPECI - Pesquisas com/sobre crianças: o que fizemos e o que queremos? CEDU – UFAL. Dezembro de 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=y5Z3StBhPbI&feature=youtu.be. Acesso em: 9 de dez. 2020.
IASI, Mauro. Os três espelhos. 3/6/2020. Disponível em: https://blogdaboitempo.com.br/2020/06/03/os-tres-espelhos/. Acesso em: 30 nov. 2020.
KOHAN, Walter Omar. A infância descolonizadora do tempo. In: SANTOS, Solange Estanislau dos; SANTIAGO, Flávio; BARREIRO, Alex; MACEDO, Elina Elias de; FARIA, Ana Lúcia Goulart de. Pedagogias descolonizadoras: por uma educação emancipatória desde o nascimento. Maceió: EDUFAL, 2018, p.85-98.
MBEMBE, Achille. Necropolítica. 3. ed. São Paulo: n-1 edições, 2018.
MANOEL, Jones. A humanidade partida: reflexões fanonianas sobre a pandemia. 02/06/2020. Disponível em: https://blogdaboitempo.com.br/2020/06/02/a-humanidade-partida-reflexoes-fanonianas-sobre-a-pandemia/ . Acesso em: 9 dez. 2020.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Coronavírus: tudo que é sólido desmancha no ar. 02/04/2020. Disponível em: https://blogdaboitempo.com.br/2020/04/02/coronavirus-tudo-o-que-e-solido-desmancha-no-ar/. Acesso em: 9 dez. 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.