O ano que não tem fim: as crianças e suas infâncias em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22nespp1177Resumen
Foi pensando nas muitas possibilidades de viver esses outros tempos em tempos de pandemia, que surgiram várias indagações: Se as crianças não estão nas instituições de educação infantil, onde estão? Com quem? O que estão fazendo? Como estão brincando? Como estão reinventando os modos de vida em tempos de isolamento social? A partir desses questionamentos o grupo de estudos e pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis (GEPPECI) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) iniciou uma sequência de lives no seu instagram, que culminou num webnário e se materializa na proposta deste dossiê. Na tentativa de conhecer um pouco como as diversas crianças estão vivendo as suas infâncias em tempos de pandemia, convidamos várias/os pesquisadoras/es de diferentes regiões do Brasil para contribuir com esse debate. Reunimos aqui 10 artigos que trazem um pouco a multiplicidade de experiências vivenciadas pelas infâncias brasileiras, portuguesa e italiana e que que ajudam a descolonizar a concepção universal e abstrata de criança. Gostaríamos que este dossiê contribuisse para descolonizar o olhar para as diversas crianças brasileiras que vivem suas experiências em diferentes cantos desse país, mas que sofrem também as crueldades desse sistema e dessa necropolítica (MBEMBE, 2018), reagindo, subvertendo, (re)criando outras possibilidades de existências e de educação.
Citas
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