Direitos trabalhistas e trabalho remoto na educação infantil durante a pandemia: resultados de pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22nespp1478

Palavras-chave:

Estudos da Tradução, James Joyce

Resumo

Este texto apresenta a transcrição da live “Direitos trabalhistas e trabalho remoto na educação infantil durante a pandemia: resultados de pesquisa”, organizada pelo Grupo de Trabalho 07 – Educação de Crianças de 0 a 6 anos da Anped no âmbito da programação da “Anped Presente na Quarentena”. Os dados apresentados são parte do relatório “Levantamento junto aos sindicatos, associações, movimentos e demais entidades que representam trabalhadoras e trabalhadores de instituições que ofertam educação infantil”, resultado da pesquisa desenvolvida pela ANPEd-GT07 em articulação com o Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB). O estudo objetivou conhecer, no contexto da pandemia da Covid-19, a percepção das lideranças sindicais da educação sobre o trabalho remoto e os direitos trabalhistas de sujeitos docentes da Educação Infantil, bem como, as orientações e as ações desenvolvidas pelas referidas entidades que representam os/as profissionais da Educação Infantil.

Biografia do Autor

Ângela Scalabrin Coutinho, Universidade Federal do Paraná

Departamento de Teoria e Prática de Ensino, área de Prática Pedagógica e sub-área da Educação Infantil

Porgrama de Pós-graduação em Educação, linha Educação: diversidade, diferença e desigualdade social

Edna Lopes, Sindicato dos trabalhadores da Educação em Alagoas SINTEAL

Professora especialista da Educação Básica pública de Alagoas e Assessora técnica do Conselho Municipal de Educação de Maceió. É dirigente sindical do SINTEAL (sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras da Educação em Alagoas), membro do comitê Estadual do Fórum Alagoano de Defesa da Educação Infantil (FADEDI/Mieib), do comitê Alagoas da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e Conselheira do Conselho Estadual de Educação de Alagoas

Lívia Fraga Vieira, Universidade Federal de Minas Gerais

Docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Educação pela Université René Descartes (Paris 5), França. Estuda políticas educacionais e trabalho docente na Educação Básica, em especial na Educação Infantil. É vice-coordenadora do Gestrado (Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente.

Patrícia Trópia, Universidade Federal de Uberlândia

Docente do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia. Doutora em Ciências Sociais pela Unicamp, realizou estágio sênior na Université Lumière Lyon II, na França. Estuda sindicalismo e classes médias. Preside a Associação Brasileira de Estudos do Trabalho - ABET- e integra a Rede de Monitoramento da reforma trabalhista - Remir.

Referências

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Publicado

2020-12-28